Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quase 90 profissionais e gestores públicos de Curitiba e Região Metropolitana participaram na última segunda-feira (05) do Seminário Soluções para Cidades: Ruas do Futuro, em busca de novas ideias e soluções para as cidades. O objetivo foi oferecer aos gestores públicos ferramentas e orientações para ofertar à população serviços de excelência. 

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, a meta é ofertar maior qualidade nos serviços públicos e mostrar a importância de um asfalto e de uma pavimentação bem feitos, como gerar economia, propiciar melhor mão de obra, trabalho e renda e, ainda, dar a possibilidade de reciclagem de produtos, com projetos de requalificação urbana na escala humana e da própria reurbanização do município. 

“Com serviços de excelência nesta área nós valorizamos a vida, agregamos valor às propriedades, às cidades, e instigamos o orgulho de pertencer ao local”, afirma o secretário. 

Os participantes acompanharam palestras de arquitetos e engenheiros sobre os diversos aspectos e circunstâncias que cercam as obras que constroem as cidades. Muitas delas começam na Secretária do Desenvolvimento Urbano e passam pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade). 

Apenas nesta administração estadual já foram executadas mais de 3,3 mil obras em todo o Estado. “Mais do que os números, melhoramos a qualidade de vida da população, valorizamos imóveis e embelezamos cidades. Estamos em busca da excelência do serviço público e este é um trabalho que nos gratifica, enfatizou o diretor geral da pasta, João Carlos Ortega. 

FÉ NOS SONHOS - Os palestrantes mostraram que a qualidade de vida em uma cidade passa pelas suas ruas. Levando em conta esta realidade e as centenas de pedidos de pavimentação por parte dos prefeitos dos municípios do Paraná decidiu-se promover o encontro. 

O arquiteto da Quadra Oficina Urbana, Jorge Elmor, que abordou os Projetos de Requalificação Urbana, disse que o bom planejamento começa na utopia. “Começa na fé dos próprios sonhos e no pensar o futuro. Shangai, por exemplo, pensa a sua cidade para os próximos 200 anos”, afirmou. 

Ele também citou os 10 Princípios da Organização das Nações Unidas para as cidades. Eles sugerem cidades sejam inclusivas e educativas; vibrantes em todos os níveis; administradas coletivamente e governadas democraticamente. Outros aspectos são a promoção do movimento territorial coesivo; energias renováveis; senso de pertencimento ao local; estrutura completa para pedestres; que sejam seguras, saudáveis e com promoção do bem-estar social e a priorização do aprendizado contínuo de ações republicanas. 

O arquiteto mostrou, ainda, um projeto realizado no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde, em um espaço degradado, vão surgir atrações para investimentos e outras potencialidades; oportunidades de empregos; projetos atraentes; segurança com nova iluminação pública com lâmpadas LED; lazer para a população; mobiliário urbano adequado; identidade forte e sustentabilidade. 

De acordo com Jorge Elmor, 70% da população de Colombo trabalha fora da cidade e, por isso, o local foi pensado para valorizar as pessoas, os pedestres. O espaço terá área de lazer e descanso, shopping a céu aberto e cinema com mirante. “Os espaços para os carros foram reduzidos e ampliadas as áreas para lazer”, destacou. 

Participaram do evento representantes dos municípios de Campo Largo, Balsa Nova, Morretes, Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, Piraquara, Colombo, Mallet, São José dos Pinhais, Agudos do Sul, Mallet, Fazenda Rio Grande e Tijucas do Sul, além de técnicos do Paranacidade de Curitiba, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e da empresa Votorantim Cimentos, o consultor de Desenvolvimento Técnico Infraestrutura Brasil, engenheiro civil, Paulo Roberto Niebel. 

O diretor-geral da Secretaria e a responsável pelo Grupo de Trabalho e Capacitação Interna, a advogada Maria Geltrude de Borguezan, informaram que haverá outras edições do Seminário para o próximo ano. “A procura foi além da conta e muita gente teve de ficar na fila para o próximo evento. É nossa obrigação atender esta demanda pela busca de excelência nos serviços públicos e em favor da qualidade de vida da população, disse João Carlos Ortega.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.