Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apesar de vivermos em um mundo globalizado e em cidades multiculturais, ainda convivemos todos os dias com a sombra do preconceito, da xenofobia e da discriminação. Não são raros os casos e relatos de pessoas que sofrem preconceito por sua cor, etnia, opção religiosa e orientação sexual, e isto não é uma exclusividade do Brasil, mas acontece ao redor do mundo inteiro.

O filósofo, escritor e pesquisador Fabiano de Abreu aponta que na verdade a questão além de complexa tem raízes profundas em nosso passado histórico e cultural: “O preconceito é sempre um assunto complexo, porque as opiniões são divergentes e oscilam. Contudo, sempre tento pensar de maneira cognitiva, baseado na lógica, nas estatísticas e na experiência, seja na minha própria ou de pessoas que conheci ao longo da vida, nos mais de 15 países em que estive. As diferenças sempre existiram. E tudo está relacionado com uma história, um passado, e o presente é reflexo disto. Na pré-história, as tribos duelavam entre si por diversos aspectos, e tem sido assim ao longo de toda a história, onde apesar de algumas se juntarem, sempre existiram as diferenças entre elas, e consequentemente o preconceito”.

Preconceito latente

Fabiano também ressalta que o preconceito é algo latente dentro de cada um de nós, independente da origem. Tem a ver com a percepção do diferente: “Em psicanálise diz-se que aquilo que está latente pode ser manifesto. Portanto, um preconceito latente (existente porém guardado) pode se manifestar e trazer aquilo à tona para o consciente das opiniões públicas.

As questões racial, religiosa, política e sexual são delicadas e é preciso ter cuidado ao se manifestar sobre elas. Como cada povo tem sua cultura, seus costumes, sua história ou aparência física, é natural que haja diferenças – e a diferença por si só causa estranheza, gera preconceito. O ser humano tem problema com o diferente, isso é fato, e é primitivo. O preconceito, portanto, pode ser de vários tipos e parte do grau de comparação, daquilo que é diferente do que você é ou do que você almeja ser. É assim desde sempre”.

O fim do preconceito está na força da razão

O filósofo aponta que a racionalidade é o melhor caminho para chegar ao tão sonhado fim do preconceito: “Sim, o preconceito está dentro de todo mundo. No entanto, nós somos humanos, animais racionais e, por determos o raciocínio, a razão, temos que procurar evoluir de acordo com as mudanças da sociedade. É importante sempre ter em mente que o preconceito é um mal que te impede de ver o bem em quem é diferente de você. Acredito que o preconceito deva ser resolvido de maneira racional e sem pressão. O fim do preconceito deve acontecer como o caminho do rio que, de uma forma natural, vai desaguar no mar. Está é uma evolução natural através da força da razão”.

Crônica completa: https://www.resilienciamag.com/o-preconceito-e-um-mal-que-te-impede-de-ver-o-bem-em-quem-e-diferente-de-voce/

MF Press Global

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.