Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quem acha que as preocupações dos síndicos no final do ano se resumem a decoração de Natal está muito enganado.

Para ajudar a organizar a administração do seu condomínio no final do ano, confira algumas dicas sobre as obrigações, cuidados e pontos administrativos que não podem ser esquecidos.

Planejamento

Para evitar a inadimplência causada pelas viagens de final de ano, entregue com antecedência a cota condominial de janeiro. Assim, o condomínio não corre o risco de ficar no prejuízo por conta da ausência de seus moradores.

O último trimestre do ano é marcado por um aumento médio de 15% nos custos condominiais por conta de gastos da época. O ideal, para não pesar no orçamento dos condôminos, é prever esses gastos no orçamento do ano e dividi-los em 12 meses junto com a cota condominial.

Segurança

Funcionários devem estar em alerta. Os ladrões sabem que esse é um momento propício para ações nos condomínios, orientações e lembretes sobre normas e segurança são essenciais.

Decoração

Decoração de Natal boa é decoração reutilizável e adaptável. Procure ajuda entre os moradores do condomínio – você pode encontrar arquitetos com ideias boas e baratas, donos de lojas que podem oferecer bons descontos ou até moradores dispostos a ajudar.

Funcionários

Se seus funcionários são próprios, organize junto  um esquema de plantão no Natal e no Ano Novo. Verifique quais estarão de férias, oficialize a decisão com assinatura de todos e exponha a tabela para funcionários e moradores.

Se utilizar foguistas ou terceiros durante esse período comunique aos moradores e funcionários e somente busque esses profissionais em agências especializadas para garantir a segurança no período.

O pagamento do 13º salário dos funcionários, assim como a compra de Cestas de Natal ou de qualquer outro benefício extra, deve estar previsto no orçamento do ano e, de preferência, parcelado em 12 vezes nas cotas pagas durante o ano.

Sergio Vidal – Gestão de Condomínio - Londrina - Pr -sergiogestordecondominio@gmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.