Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Premiação valoriza ações inovadoras do sistema de Justiça brasileiro

A força-tarefa da Lava Jato recebeu, no último dia 06, o 13º Prêmio Innovare, na categoria Ministério Público. A premiação valoriza práticas que buscam soluções criativas para os desafios enfrentados no sistema de Justiça. A Força Tarefa concorreu com outras 51 práticas inscritas na categoria Ministério Público. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, participou da cerimônia de entrega da premiação, realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro já realizada no Brasil, que utilizou técnicas especiais de investigação – colaborações premiadas, cooperação internacional e com outras instituições brasileiras, além de análise informatizada de grande volume de dados. Como fruto da operação, iniciada em março de 2014, mais de R$ 745 milhões já foram repatriados.

Ao receber a premiação, o coordenador da Força Tarefa, procurador da República Deltan Dallagnol,  afirmou que a Lava Jato é fruto de um trabalho em equipe de procuradores de diferentes instâncias, policiais federais, agentes da Receita, magistrados e outros servidores públicos. “Somos apenas representantes desse grande time”, destacou, ao agradecer em especial a equipe em Curitiba. Dallagnol dedicou o prêmio à sociedade e disse esperar que a operação possa contribuir para a construção de um país com menos corrupção e menos impunidade. “Dedicamos este prêmio a cada brasileiro que foi à rua pacificamente para defender a Lava Jato e pedir o fim da corrupção. Agradecemos o apoio, que renova o fôlego de quem luta contra esse mal”, destacou.

Na categoria Ministério Público, o segundo lugar ficou com o projeto de prevenção da violência doméstica a partir da estratégia de saúde da família desenvolvido pelo MP de São Paulo. A iniciativa possibilitou uma maior articulação entre o Ministério Público e a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres para o desenvolvimento de estratégias capazes de prevenir esse tipo de prática e garantir a efetividade da Lei Maria da Penha. O prêmio foi entregue por Rodrigo Janot à promotora de Justiça de São Paulo Fabíola Covas.

O Prêmio Innovare foi criado em 2004 para valorizar práticas inovadoras desenvolvidas nas esferas administrativa ou judicial no sistema de Justiça brasileiro. É concedido nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania — esta última criada em 2015 para receber inscrições da sociedade civil.

A premiação é uma iniciativa conjunta do Instituto Innovare, da Secretaria Nacional de Cidadania e Justiça do Ministério da Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das Associações Nacionais de Magistrados Brasileiros (AMB), dos Membros do Ministério Público (Conamp), dos Defensores Públicos (Anadep), dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), dos Procuradores da República (ANPR) e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.

Ascom/rocuradoria Geral da República

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.