Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciada em abril, a 20ª turma do Programa Coamo de Jovens Líderes

Cooperativistas teve a sua formatura no último dia 23, na administração central da cooperativa, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná). Participaram 45 jovens cooperados representado mais de 25 entrepostos e regiões do Paraná e Santa Catarina.

O programa de formação de Jovens Líderes é uma iniciativa da Coamo com apoio do Sescoop/PR, e é realizado na cooperativa desde 1998.  No total, já foram formados mais de 850 cooperados de toda a área da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Para Fernando Martins Gomes, de Cruzmaltina (Centro-Norte do Paraná), ter participado do programa é motivo de orgulho. “É gratificante ter feito parte desse grupo e ter conhecido o funcionamento da Coamo. Foi uma oportunidade que não deixei passar, mesmo com todas as atividades do dia a dia. Quando recebi o convite fiquei feliz e fiz um grande esforço para participar e hoje que valeu a pena. Foi uma experiência única, que ficará marcada pro resto da vida”, comenta.

Como novidade, desde a turma de 2015, o programa passou a contar com a participação de turma mista, envolvendo cooperados e cooperadas. Ângela Mocellin Barcarol, de Luiziana (Centro-Oeste do Paraná) diz se sentir privilegiada por integrar a 20ª turma. “Fiquei muito feliz por ter sido escolhida para fazer do grupo de mulheres. Aprendi muita coisa e conheci outras realidades. Foi um curso que me surpreendeu bastante”, assinala.

José Marcos Ferraz, de Goioxim (Centro-Sul do Paraná) observa que ter participado do Jovens Líderes aumenta a responsabilidade na atividade agrícola e na cooperativa. “Sem dúvida, amplia a visão. Conseguimos ver onde estamos errando e melhorar. Conhecemos novas experiências e isso ajuda no dia a dia e na tomada de decisões. O curso foi o diferencial na minha vida.”

Com decisões pensadas e viabilizadas, os jovens são os grandes responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural, muito mais profissional. O professor João Arnoldo Gorz, um dos responsável pelo repasse de conteúdo dos módulos trabalhados durante o ano, diz que o programa Jovens Líderes da Coamo é o caminho mais curto para manter o homem no campo. “É um programa pioneiro da Coamo e é uma forma de garantir a sucessão e sustentação do homem do campo na atividade rural. Trabalhamos vários assuntos com o objetivo de prepara-los para serem líderes na comunidade e na cooperativa. O produtor com formação adequada passa a ser empreendedor do campo”, afirma.

Na gestão dos negócios na propriedade, ou mesmo quando atuam em parceria com os pais, os jovens trabalham de forma arrojada, sem esquecer das lições geradas por suas famílias. Com os pés no chão e a mente no futuro, buscam resultados concretos baseados na prática do planejamento e gerenciamento, e o sucesso do empreendimento. Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o programa Coamo de Jovens líderes ajuda a manter essa chama acessa no campo. “Estamos formando novos líderes e os preparando para o futuro. Isso traz estabilidade para a cooperativa e garante a sua continuidade” destaca Gallassini.

Os trabalhos foram desenvolvidos em cinco módulos, de abril a agosto, sendo o último uma viagem técnica/cultural por várias regiões e unidades da Coamo, no Oeste e Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e na indústria e terminal portuário da Coamo em Paranaguá.

Antonio Marcio dos Santos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.