Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Muitos dos belos espetáculos de dança e teatro que emocionaram os londrinenses nos últimos anos não teriam acontecido se um grupo de pessoas não tivesse se unido, em 1990, para colocar em prática um projeto ousado para a época: permitir o acesso à arte e transformá-la em alternativa de profissionalização. Assim nasceu a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), que será homenageada na Câmara de Vereadores com a Medalha Ouro Verde nesta sexta-feira (4). A entrega da honraria será realizada às 20 horas, na sala das sessões do Legislativo, por iniciativa do vereador Tio Douglas (PTB) , subscrita pela maioria dos parlamentares e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da lei nº 12.163/2014. A solenidade contará com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Há mais de 20 anos, quando faltavam leis de incentivo à produção cultural e pouco se ouvia falar de Organizações Não Governamentais (ONGs), a criação de uma fundação foi a melhor alternativa para viabilizar parcerias que permitissem captar recursos junto às iniciativas pública e privada. Até hoje a Funcart funciona com base nestes dois pilares.

“Desde o início trabalhamos com recursos públicos, mas sempre recebemos um grande apoio da comunidade. Mais do que o resultado financeiro, este apoio resultou em um vínculo muito importante dos londrinenses com a instituição, de valorização do nosso trabalho”, comemora a presidente da fundação, Vanerli Beloti, uma das idealizadoras do projeto, juntamente com Silvio Ribeiro e Leonardo Ramos.

Vanerli considera a homenagem da Câmara um reconhecimento de grande importância, que demonstra a seriedade com que a Funcart sempre foi administrada. “Recebemos a notícia com a maior alegria”, afirma. Ela lembra, porém, que a trajetória nem sempre foi fácil. “O começo foi muito difícil, implantar uma fundação não é tão simples. O grande mérito foi conseguir unir pessoas idealistas, com desprendimento e capacidade técnica, que acreditaram na ideia e apostaram suas fichas.” Para Vanerli a sensação que ficou, após todos estes anos, é de ter feito o que se queria fazer. “É gratificante”, resume.

Oportunidades – Dos milhares de alunos que passaram pela Funcart muitos vieram de comunidades carentes, e encontraram ali uma nova perspectiva de vida. Além de conhecer o ballet e o teatro, desenvolveram seu talento e ganharam uma profissão. “Nossos projetos também buscam detectar vocações”, reforça Vanerli.

O vereador Tio Douglas afirma que a Funcart é uma das “pratas da casa”, que hoje tem o seu trabalho reconhecido internacionalmente. “Ao longo destes anos a instituição divulgou o nome de Londrina lá fora, formando artistas de ponta, mas nunca deixou de lado os projetos de base. Há um número expressivo de crianças que talvez não tivessem tido a mesma oportunidade de crescimento e não tivessem conquistado o respeito que conquistaram”, afirma. O parlamentar destaca ainda a criatividade dos idealizadores e apoiadores da instituição para enfrentar as dificuldades que marcaram a história da entidade em todos estes anos.

Projetos - Atualmente a Funcart gerencia uma Companhia Profissional de Dança, uma Escola de Dança, uma Escola de Teatro, um Grupo de Dança Amador e um Teatro de Lona com 240 lugares, que tornaram-se referência nacional no trabalho de formação continuada na área de artes cênicas. São cinco projetos de dança: Ballet de Londrina (corpo de dança oficial da cidade, com 13 bailarinos); Escola Municipal de Dança, com 24 turmas; Ballezinho de Londrina; Dança nas Escolas e Iniciação à Dança. Já na área de teatro são seis projetos: Escola Municipal de Teatro; Oficina Permanente de Comédia; Oficina de Teatro Zona Sul; Caravana Ecológica; Cia. Funcart de Teatro e Teatro e Assistência Social.

Desde a sua criação já foram feitas 162 montagens (78 de dança e 84 de teatro); 3.913 apresentações, reunindo um público de 665 mil pessoas; e formados 12.793 alunos (2.655 de teatro e 10.138 de dança). Do total de alunos, 5.780 foram ou são bolsistas.

Mais informações sobre este assunto com o vereador Tio Douglas pelo fone 9996-7731.

IMPRENSA ASCOM/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.