Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entidades sem fins lucrativos do Brasil, da América Latina e do Caribe podem indicar suas iniciativas até 12 de maio

Instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil ou nos demais países da América Latina ou do Caribe, terão algumas semanas a mais para participarem de um dos maiores prêmios do terceiro setor do país. A Fundação Banco do Brasil, idealizadora do Prêmio de Tecnologias Sociais, prorrogou o prazo das inscrições para o dia 12 de maio.

As iniciativas selecionadas vão concorrer a R$ 700 mil em prêmios divididos entre as categorias nacionais: "Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital”; “Educação”; “Geração de Renda" e "Meio Ambiente” e as premiações especiais: “Mulheres na Agroecologia”, “Gestão Comunitária e Algodão Agroecológico” e “Primeira Infância”. A edição deste ano também irá reconhecer três iniciativas do exterior na categoria: “Internacional”, destinada a iniciativas da América Latina e do Caribe, onde serão identificadas tecnologias sociais que possam ser reaplicadas no Brasil e que constituam efetivas soluções para questões relativas a “Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital”; "Educação", “Geração de Renda” e “Meio Ambiente.”

Conforme o regulamento está previsto um bônus de 5% na pontuação total obtida na classificação final para propostas que promovam a igualdade de gênero e o protagonismo e empoderamento da juventude.

As 21 finalistas nacionais e as três finalistas internacionais vão ganhar um troféu e um vídeo profissional retratando a sua iniciativa. Além disso, serão convidadas a participar do Encontro de Tecnologias Sociais, a ser realizado em Brasília (DF), antecedendo a noite de premiação, prevista para outubro. O evento terá a presença de especialistas no tema, assim como de integrantes de tecnologias certificadas, do Banco de Tecnologias Sociais (BTS). O objetivo do encontro é debater o conceito de tecnologia social e sua reaplicação como instrumento do desenvolvimento sustentável.

Para serem certificadas, as experiências precisam ser reconhecidas como soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas, já implementadas em âmbito local, regional ou nacional e passíveis de serem reaplicadas. Todas as metodologias certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação BB, que hoje conta com 986 iniciativas. O BTS é uma base de dados on-line que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Acesse aqui para conhecer:  http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial

Em sua décima edição, o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social tem a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto C&A, Ativos S/A e BB Tecnologia e Serviços, além da cooperação da Unesco no Brasil e apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério da Cidadania e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Como participar

A leitura do regulamento e o procedimento de inscrição podem ser feitos no site: www.fbb.org.br/premio

Os resultados de cada etapa do Prêmio serão divulgados no portal da Fundação Banco do Brasil (www.fbb.org.br) e no BTS (www.fbb.org.br/premio).

Asimps/FBB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.