Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os japoneses deram contribuições inestimáveis para a edificação do Paraná. A afirmação foi feita pelo governador Beto Richa durante encontro com a comunidade nipo-brasileira na Associação Cultural Brasil-Japão do Paraná, em Londrina. No encontro, o governador entregou a Comenda da Ordem do Pinheiro do Paraná ao empresário Leonardo Makoto Yoshii. Trata-se da maior honraria do Estado.

“O povo japonês contribuiu com a construção do Paraná, com seus valores, cultura, sabedoria milenar em práticas do agronegócio que ajudaram e ajudam a manter o Estado como referência ao Brasil”, afirmou. “A força do trabalho, o espírito empreendedor e a capacidade de superação deste povo são admiráveis”, acrescentou Richa.

IMIGRAÇÃO - O governador destacou que o Paraná abriga a segunda maior colônia japonesa fora do Japão, ficando atrás apenas de São Paulo, e que neste ano serão celebrados os 110 anos da imigração dos japoneses para o Estado. As comemorações estão sendo organizadas por uma comissão estadual formada oficialmente em 12 de março, no Palácio Iguaçu. 

A Comissão integrada por representantes do Governo do Estado, Consulado-geral e entidades nipônicas no Paraná será responsável por 180 eventos culturais, econômicos e tecnológicos para celebrar a chegada dos japoneses ao Paraná. A principal festividade será a Expo Imin 11, que acontece em Maringá, entre 19 e 22 de julho, com a presença da princesa do Japão, Mako Deakishino, e do vice-primeiro ministro do Japão, Taro Aso.

“Cada vez mais os laços de amizade entre Paraná e Japão são fortalecidos”, disse o governador. 

“A comunidade japonesa tem muita honra de viver em um estado tão acolhedor quanto o Paraná”, afirmou o presidente da Associação Cultural Brasil-Japão do Paraná, Hiroshi Kamiguchi.

HOMENAGENS -  Richa também homenageou a professora Estela Okabayashi Fuzii, a primeira nissei nascida em Londrina.

O novo comendador Leonardo Yoshii estendeu a honraria a todos os imigrantes que se estabeleceram no Paraná. “Dedico a todos os pioneiros de todas as nacionalidades que trabalharam para tornar o país melhor”, afirmou. “É uma grande honra que nos inspira e eleva nossa responsabilidade”.

O empresário homenageado acrescentou que o Paraná é um orgulho para todos os brasileiros. “Somos um dos poucos estados com superávit e capacidade de investimentos. O agronegócio, a diversificação  da indústria e o mercado imobiliário sustentam o desenvolvimento em todas as regiões”, disse Yoshii.

PRESENÇAS - Também participaram do evento os secretários de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira, do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinatti, e os deputados federais Alex Canziani e Luiz Nishimori. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.