Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Grupo de Trabalho do Alimento Seguro (GT) reuniu-se nesta segunda-feira (14) para apresentar o novo plano para análise de resíduos de agrotóxicos nos alimentos vegetais no Paraná. A proposta é coletar amostras de hortifrutis cultivados e comercializados no Estado para verificar se estão dentro dos limites de agrotóxicos regulamentados ou se apresentam registros de substâncias não autorizadas. 

De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Santana, a novidade é o aumento no número de análises feitas no Paraná. “Nunca tivemos um quantitativo tão grande. Nossa agenda de coleta já está definida e até o fim deste ano teremos 922 amostras coletadas e avaliadas”, ressalta. 

Além disso, o novo plano seleciona produtos em diversas cidades do Estado. Os alimentos serão coletados nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) e supermercados de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, municípios que concentram cerca de 60% da população. 

As amostras serão encaminhadas a um laboratório e passarão pela análise quantitativa dos resíduos de agrotóxicos. Em caso de resultados irregulares, os produtores e comerciantes são comunicados para adotar medidas corretivas e os produtos passam por uma nova análise fiscal no Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). “Se as análises forem insatisfatórias, serão feitas as ações de autuação e, até mesmo, a interdição do alimento até a sua adequação. As punições vão tanto para o produtor quanto para quem coloca esse produto no mercado”, explica Santana. 

ROTULAGEM – A reunião também avaliou o andamento da ação de rotulagem de alimentos elaborada pelo Grupo e em vigor desde 2014. Com o projeto, a Secretaria da Saúde do Paraná regulamenta a colocação de rótulos em produtos hortifrutis produzidos, embalados, distribuídos ou comercializados no Estado. 

“Quando um vegetal está com resíduos de agrotóxicos acima do permitido a maior dificuldade é identificar a origem desse produto. Até a criação do programa, os alimentos não tinham rótulos com informações como nome e endereço do produtor, o que passa a ser obrigatório no Paraná”, diz Santana. 

Segundo ele, a rotulagem foi uma das primeiras questões debatidas pelo GT. “Todas as atividades para implantação da Norma, como ações educativas, ações de esclarecimentos e inspeções orientativas já foram realizadas. O projeto agora está na fase de inspeção do cumprimento da regra”, diz. 

Por enquanto, a resolução é válida para alguns alimentos. A partir de julho deste ano, a regra passa a valer para todos os tipos de hortifrutis. O produtor ou comerciante que tiver dúvidas pode entrar em contato com o órgão da Vigilância Sanitária do município ou do Estado, que fornece o apoio técnico necessário para o cumprimento adequado da Norma. 

GRUPO – O Grupo de Trabalho do Alimento Seguro reúne entidades do Governo e instituições que lidam com a produção e comercialização de hortaliças no Estado do Paraná. Os participantes se reúnem desde 2012 para estabelecer diretrizes e propostas sobre o enfrentamento do uso de agrotóxicos nos alimentos. 

“Tratamos de um assunto que diz respeito a toda população: a qualidade dos produtos de origem vegetal do Estado. Verificamos o que está à disposição dos consumidores e identificamos a origem de tudo que é comercializado, sempre visando a saúde do cidadão paranaense”, conta o coordenador do Centro de Apoio das Promotorias do Consumidor do Ministério Público do Paraná, Ciro Scheraiber. 

Os trabalhos da equipe são coordenados pelo Ministério Público, com a participação da Secretaria estadual da Saúde; Secretaria estadual da Agricultura; Federação da Agricultura do Estado do Paraná; Associação Paranaense dos Supermercados; e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.