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Empresas e demais grandes consumidores de energia elegeram a Copel a melhor distribuidora do Brasil. O resultado da Pesquisa de Satisfação de Grandes Clientes promovida pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) foi divulgado na última segunda (5). 

Feita com consumidores atendidos em média e alta tensão – comerciais e industriais, em sua maioria – de 22 distribuidoras de energia de todo o Brasil, a pesquisa revelou que 85,9% dos grandes clientes paranaenses estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados pela Copel.  

“O reconhecimento dos grandes consumidores demonstra que estamos contribuindo com eficiência para o desenvolvimento do Paraná ao oferecer energia e atendimento de qualidade”, celebra o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna. “Estamos investindo em inovação, pesquisa e tecnologia para fazer com que as empresas tenham a infraestrutura necessária para crescer”, ressalta. 

INVESTIMENTOS E CONQUISTAS - A conquista coroa o trabalho desenvolvido pela Copel nos últimos anos. Em 2016, além de ser reconhecida a melhor distribuidora de energia na opinião das grandes empresas, a Companhia também recebeu da Abradee o prêmio de melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente residencial. Foi ainda laureada como melhor distribuidora da América Latina no Prêmio de Qualidade promovido pela Comisión de Integración Energética Regional (Cier), principal instituição do setor. 

“Ao ser a distribuidora melhor avaliada entre os grandes clientes de todo o país, a Copel consolida a conquista da satisfação em um segmento bastante representativo de consumidores”, comemora o diretor de distribuição, Antonio Guetter. Ao todo, a Copel possui 14,5 mil grandes clientes de distribuição (0,33% de um total de 4,5 milhões de consumidores) que respondem por 42% do faturamento da distribuidora. 

Guetter ressalta o empenho de todos os empregados e a importância dos investimentos que a Companhia tem feito no sistema elétrico do Paraná. 

“Essa premiação é fruto do trabalho de todos os empregados e de nosso empenho em investir no Paraná. Em 2016, a Copel está aplicando R$ 570 milhões somente em obras para ampliar e modernizar a rede de distribuição no Estado. 

QUESTIONÁRIO - Para a pesquisa, os consumidores responderam a um questionário com mais de 70 perguntas sobre os serviços prestados pelas empresas. A avaliação é dividida em dez áreas de qualidade, que abrangem o fornecimento e a fatura de energia; atendimento emergencial; informação e orientação ao cliente; atendimento por call center e por agentes de relacionamento; imagem da empresa, responsabilidade social e preço. 

Além do melhor resultado geral, a Copel obteve a melhor avaliação em sete das dez áreas de qualidade que compõem a pesquisa, com destaque para informação ao consumidor (91,6% de satisfação), fornecimento de energia (86,8% de satisfação), atendimento telefônico (84,3%) e atendimento ao cliente por agentes de relacionamento (93,2%). 

Cada área abordada é composta por diferentes itens, a partir dos quais os clientes avaliam o desempenho da distribuidora. Por exemplo, na área de qualidade “atendimento telefônico”, o entrevistado avalia a “educação e boa vontade dos atendentes” e a “solução definitiva do problema ou solicitação”, dentre outros itens. O resultado final é representado pelo Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP).

AEN

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