Inclusão digital customizada oferece resultados altamente satisfatórios para o desenvolvimento educacional, social e econômico, diz especialista
A inclusão digital é uma oportunidade de integração e desenvolvimento para a população em geral, mas oferece contribuições expressivas no ambiente educacional, quando executada por meio de projetos customizados. Além de resultados facilmente mensuráveis, esse tipo de iniciativa oferece novas possibilidades a professores, alunos e para a sociedade como um todo.
Cláudio Marcellini é professor e especialista em projetos customizados de inclusão digital há mais de 20 anos e está à frente da iniciativa Projetos Customizados em Inclusão Digital para Desenvolvimento, Inclusão Social e Geração de Valor, com o modelo de ensino H2H – Human to Human –, feito de pessoa para pessoa.
O professor e especialista explica que a iniciativa tem como objetivo aproximar os cidadãos do ambiente digital com um método de ensino customizado, apresentando a internet como uma ferramenta capaz de ampliar e dinamizar o conhecimento de professores e alunos. “O objetivo do projeto é demonstrar que a internet é muito mais do que um canal de entretenimento e redes sociais, é uma porta de inclusão e desenvolvimento educacional, social e econômico”, comenta.
Marcellini ainda esclarece que a inclusão digital no ambiente de ensino aproxima o estudante do empreendedorismo digital e geração de negócio, impulsionando a geração de empregos e contribuindo diretamente para a inclusão social em curto prazo. “Um aluno, antes perdido nas drogas e sem referência ou perspectiva, poderá se conectar às possibilidades da internet e descobrir que pode procurar emprego, vender serviços e produtos com apenas um clique no celular”, comenta.
Sobre o custo da implementação nas escolas paranaenses, o docente esclarece: “O investimento é baixo, pois o projeto é subsidiado. Além disso, o retorno pode ser facilmente mensurado, pois a geração de emprego imediata com os multiplicadores locais e a inclusão social direta são resultados facilmente observados em curto prazo”.
As contribuições do projeto nas diferentes áreas da sociedade são resultado do modelo H2H, um método dedicado a conscientizar a população e as entidades em geral sobre o fato de a internet não ser composta por computadores, mas por pessoas.
Julia Simões/Asimp
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