Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Unsplash

O período de isolamento social, que infelizmente estamos vivendo novamente no Paraná, mudou a nossa forma de lidar com vários aspectos da vida. A culinária foi um deles. Basta ver na internet o número de pessoas que se aventuram nos pratos diferenciados, nos pães caseiros e nos alimentos afetivos.

Um levantamento da Kantar Ibope, realizado no ano passado, mostrou que o número de refeições preparadas em casa pelos brasileiros cresceu 27%. Por isso, até mesmo dúvidas básicas de culinária ganharam espaço na internet, o que fica evidente ao constatar o crescimento de pesquisas do tipo “como fazer arroz” e "como fazer feijão".

A procura pelos equipamentos de cozinha também cresceu de um ano para cá. Entre março e julho de 2020, as pesquisas pela panela de pressão aumentaram 78%. E não foram só as panelas que passaram a ser mais desejadas. As buscas pelo cooktop, que ajuda a manter a cozinha mais organizada com a economia de espaço, subiram 148% no mesmo período.

São vários os fatores que contribuíram para essa nova relação com a culinária. O primeiro deles é o mais óbvio: comer nos restaurantes se torna inviável durante as medidas restritivas da pandemia. Em segundo lugar, está o fator econômico, já que cozinhar em casa gera uma grande economia financeira.

A importância do afeto durante a pandemia também ajudou a aumentar o interesse pela culinária. A relação parece vaga, mas é muito real. Um estudo da LIGA Pesquisa, intitulado "Você tem fome de que?” mostrou que o papel da cozinha neste período está ligado ao cuidado com o próximo, já que o ato de preparar os alimentos mostra dedicação ao outro.

Por último, vem a necessidade de ocupar a mente, o que se tornou fundamental em um período de crise. A busca por diversão e relaxamento é um dos grandes motivos pelos quais mais e mais pessoas gastam o tempo cozinhando e aprendendo novas receitas.

Além disso, o tempo gasto na cozinha ajuda a proporcionar o sentimento de ser produtivo, o que auxilia na saúde mental das milhares de pessoas que ficaram desempregadas após o início da crise.

Um dos maiores fenômenos pandêmicos é o pão caseiro. Quem acompanhou as redes sociais durante os períodos de isolamento social deve ter notado vários pães de uma hora para outra. A pesquisa "Como fazer pão” foi uma das mais feitas no Google durante o ano passado e, em alguns estabelecimentos, o estoque de fermento biológico chegou a acabar. Outra tendência é a pizza caseira.

Em alguns casos, o que servia para passar o tempo e relaxar acabou se tornando também uma saída para a crise financeira. Entre os brasileiros que perderam renda e precisaram empreender, boa parte investiu na venda de alimentos feitos em casa, mostrando que o interesse pela culinária veio para ficar.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.