Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Convite foi feito pelo diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Filipe Sampaio, ao diretor-geral brasileiro, Enio Verri

A Itaipu Binacional foi convidada para compor o Conselho Latino-Americano da Água (CLAA), instância que atuará na gestão e governança da água e que tem como principais agendas ações de adaptação às mudanças climáticas, projetos e programas para universalização do saneamento básico, cooperação para gestão de águas transfronteiriças, entre outros temas.

O convite foi feito na quinta-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), durante encontro entre gestores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os diretores da Itaipu Enio Verri (geral-brasileiro) e Carlos Carboni (de Coordenação).

De acordo com o diretor da ANA Filipe Sampaio, a proposta é que Itaipu coordene a divisão que tratará sobre o nexo água-energia. Ao todo, a entidade contará com 23 seções. “Nós entendemos que o protagonismo de Itaipu neste Conselho seja muito importante”, afirmou Sampaio.

De acordo com Verri, uma das missões da Itaipu Binacional, conforme orientação do governo federal, é trabalhar para o fortalecimento da integração entre os países da América Latina. E o Conselho Latino-Americano da Água vem justamente ao encontro dessa aspiração. “Por isso, recebemos o convite com interesse e responsabilidade”, afirmou.

Também participaram da reunião, pela ANA, o superintendente da agência Humberto Gonçalves; a superintendente adjunta Renata Maranhão; e o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB). Pela Itaipu, estavam presentes o superintendente de Gestão Ambiental, Wilson João Zonin; a assistente da Diretoria de Coordenação, Leila Alberton; e a gerente da Divisão de Reservatório, Simone Benassi.

Sobre o conselho

O Conselho Latino-Americano da Água foi lançado em novembro do ano passado, durante o Fórum Latino-Americano da Água, em Aracaju (SE), e será instalado oficialmente em maio, no 10º Fórum Mundial da Água, que neste ano será realizado em Bali, na Indonésia.

Asimp/ Itaipu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.