Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acolhendo pedido da 16a Promotoria de Justiça de Londrina, no Norte-Central paranaense, formulado na quinta-feira (10), o juízo da 3a Vara Criminal da Comarca determinou a execução provisória da pena de dois ex-universitários condenados pela prática de estupro de vulnerável. A determinação baseia-se na recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu que a execução da pena de prisão pode dar-se após decisão de segundo grau e que isso não ofende o princípio constitucional da presunção de inocência.

Ao analisar o pedido, a Justiça considerou não haver obstáculo contra o início imediato do cumprimento das penas impostas aos condenados, pois nenhum outro recurso discutindo as provas do processo poderá ser interposto. Assim, considerando que a condenação de primeiro grau foi mantida em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Juízo determinou a expedição de mandados de prisão contra os condenados para o imediato cumprimento da pena.

Histórico do caso – A vítima do estupro, ocorrido em 24 de maio de 2012, é universitária e, na data do crime, estava com os colegas em uma casa noturna da cidade. “Em determinado momento, os réus se aproveitaram da impossibilidade de a vítima oferecer resistência, em função da ingestão de alguma substância, e a levaram a um motel. Lá, ambos mantiveram relação sexual com ela, sem seu consentimento, já que esta se encontrava em estado letárgico, de modo a configurar a vulnerabilidade”, relatou na época a Promotoria de Justiça.

A 3a Câmara Criminal do TJ-PR havia mantido, por unanimidade de votos, a condenação imposta em maio de 2014 aos dois ex-universitários, quando os réus receberam penas de 12 anos e seis meses e 11 anos e oito meses de reclusão. A decisão do TJ-PR manteve a condenação, tendo somente diminuído a pena dos condenados para dez anos de reclusão.

Um dos condenados foi preso por policiais do 5o Batalhão de Polícia Militar de Londrina na noite de sábado (12). O outro não havia sido localizado até a manhã desta segunda-feira (14).

Assessoria de Comunicação/Ministério Público do Paraná
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.