Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã de ontem (25), o prefeito Alexandre Kireeff recebeu, em seu gabinete, um grupo de prefeitos paranaenses e paulistas para debater a organização e a articulação do 1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema: oportunidades e desafios”.

O fórum acontecerá no dia 18 de março, das 9h30 às 13 horas, recinto Milton Alcover, que fica no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. “Trata-se de um encontro muito importante porque envolve 250 municípios, localizados numa região com uma grande população e uma intensa atividade econômica. Por isso, é necessário que haja um planejamento de médio e longo prazo da gestão das águas dessa imensa bacia hidrográfica. Esse é o nosso objetivo e eu tenho certeza de que esse encontro será muito bem-sucedido”, afirmou Kireeff.

Segundo o Chefe de Gabinete, Márcio Stamm, o intuito da reunião foi promover a articulação dos municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e definir as ações necessárias para a organização do fórum dos prefeitos. “Durante o encontro, os prefeitos poderão discutir as oportunidades e os desafios relacionados aos recursos hídricos da bacia. É a oportunidade  de inserirem seus municípios na definição de políticas públicas ambientais e específicas para a região”, disse.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema é o responsável pela organização do 1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema: oportunidades e desafios”. O grupo existe desde 2012 e engloba municípios do norte do Tibagi, Norte Pioneiro e Piraponema. Ao todo, são 115 municípios paulistas e 132 paranaenses formando uma região com mais de 3 milhões de habitantes.

Durante o fórum, os prefeitos e participantes vão ajudar na construção do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paranapanema, que tem em sua elaboração a participação dos poderes públicos municipais, estaduais (de São Paulo e do Paraná) e do governo federal através da Agência Nacional de Águas.

“Os municípios são detentores da titularidade dos serviços de saneamento e de ocupação dos espaços urbanos e todas essas ações têm implicação na quantidade e na qualidade de água. A ideia de fazer o primeiro grande encontro é justamente a de buscar uma força entre os municípios para que eles entendam a participação que podem ter na elaboração do plano”, explicou o presidente do Comitê, Everton Luiz da Costa.

Importante instrumento de gestão - O plano integrado deverá ser finalizado e entregue ao Comitê em julho deste ano, quando então se iniciarão os trabalhos de articulação para levantamento de recursos financeiros necessários à implementação das ações. “Ele é um importante instrumento de gestão, que está previsto na Lei Federal 9.433/97. O plano traz um diagnóstico da Bacia e estabelece um grande pacto entre a sociedade civil e o Poder Público. É um momento de definição de prioridades, de apontarmos quais são os problemas relacionados à água para pensarmos a busca por soluções”, explicou a secretária executiva adjunta do Comitê, Surraia Modaeli.

No 1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, já está confirmada a presença da secretária Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Cassandra Maroni Nunes, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas, Dr. Vicente Andreu Guillo, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Ricardo José Soavinski, e do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga.

Hoje, participaram da reunião com Kireeff os prefeitos de Tarumã (SP); Rosana (SP); Bela Vista do Paraíso (PR); Narandiba (SP); o representante de Bela Vista do Paraíso, Milton Gomes da Silva; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Everton Luiz da Costa Souza; o representante da Região Metropolitana de Londrina, Carlos Alberto Maricato; o diretor da Bacia do Peixe Paranapanema do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Denis Emanuel de Araújo; o representante do  (DAEE), Sandro Roberto Salino; as representantes do Instituto das Águas (AGUASPARANÁ), Ângela Maria Ricci e Marcilene Ricieri; e a chefe do escritório regional de Londrina da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Roberta Silveira Queiroz.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.