Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima sexta-feira (18), das 9 às 12h30 horas, será realizado o “1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema: Oportunidades e Desafios”, abrindo as comemorações da Semana da Água”. Será no Parque de Exposições Ney Braga – Recinto “Milton Alcover”. As inscrições devem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/1b0dbmi29s-4nt7mr_I1Icnq343r_RQ0Hn_ftd9MTl5w/viewform .

O prefeito Alexandre Kireeff estará presente no encontro, que é voltado para prefeitos municipais e deputados estaduais e federais que atuam na Bacia Hidrográficado Rio Paranapanema. A bacia compreende uma área de 106 mil quilômetros quadrados e é um divisor natural dos Estados do Paraná e São Paulo, abrangendo 247 municípios,sendo 115 cidades paulistas e 132 paranaenses,onde vivem cerca de 4,8 milhões de habitantes.

Para Kireeff, o Encontro é muito importante porque envolve 247 municípios, localizados numa região com uma grande população e uma intensa atividade econômica.  Ele destacou a necessidade de um planejamento de médio e longo prazo da gestão das águas dessa imensa bacia hidrográfica. “Esse é o nosso objetivo e eu tenho certeza de que esse encontro será muito bem-sucedido.”

Além dos prefeitos, devem estar presentes a secretária Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Cassandra Maroni Nunes, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Ricardo José Soavinski, a secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Porto, o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, entre outras autoridades ligadas à área.

O objetivo do encontro é mobilizar e promover a articulação permanente dos prefeitos do Paraná e São Paulo, que integram a Bacia Hidrográfica; lançar oficialmente o Movimento pelas Águas do Rio Paranapanema e apresentar o processo de eleição de prefeitos para compor o Plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH-Paranapanema).

CBH-Paranapanema - O plenário do Comitê é composto por 50 membros, incluindo representantes do poder público (União, Estados e Municípios), ONGs e organizações técnicas de ensino e pesquisa da área de recursos hídricos, comunidades indígenas e usuários da bacia – abastecimento urbano, indústria, agropecuária, geração de energia, entre outros usos.  

Seis comitês de bacias afluentes compõem a Bacia Hidrográfica (Pontal do Paranapanema, Médio Paranapanema e Alto Paranapanema, em São Paulo, e Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro, no Paraná). O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema foi instituído em 2012 é o 9º Comitê de Bacia Hidrográfica do país instalado em rio de domínio da União.  

Temas – Um dos temas de destaque do encontro é o Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Paranapanema), que está em construção pelo Comitê de Bacia. Durante o fórum, os prefeitos e participantes vão dialogar sobre as oportunidades e desafios que o Comitê de Bacia apresenta, além de destacar o papel estratégico dos municípios.

O PIRH da Unidade de Gestão dos Recursos Hídricos Paranapanema (UGRH) é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos instituída pela Lei Federal nº 9.433/97. O plano é uma ferramenta fundamental para a gestão dos recursos hídricos, uma vez que elenca prioridades, avalia a conjuntura e a situação da bacia, sugere programas e projetos.

Em suma, visa a gestão dos usos múltiplos da água, considerando as metas a serem alcançadas em consonância com a conservação dos recursos hídricos existentes. São três as etapas principais do planejamento: Diagnóstico, Prognóstico e Plano de ações. O PIRH Paranapanema teve seus trabalhos iniciados em 2013 e deve ser concluído em agosto de 2016.

PROGRAMAÇÃO
9 horas | Recepção
9h30 | Coletiva com a Imprensa – Movimento pelas Águas do Paranapanema.
10 horas | Abertura do Encontro – Autoridades
10h40 | Apresentação da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema:
Plano Integrado de Recursos Hídricos e as prioridades municipais como instrumento de gestão dos recursos hídricos.
Palestrante: Everton Souza – Presidente do CBH-PARANAPANEMA

11h10 | Processo Eleitoral do CBH Paranapanema
Palestrante: Jairo da Costa e Silva – Prefeito de Tarumã
11h25 | Encaminhamentos – Oportunidades e desafios.
Coordenação: Everton de Souza – Presidente do CBH-PARANAPANEMA

12h30 | Almoço de Confraternização

*Programação disponibilizada no site www.paranapanema.org

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.