Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Continuam abertas, até 28 de março, as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. São oferecidas 1.340 vagas para quem tem nível médio.

Requisitos

Interessados em participar do Concurso Público devem ser do sexo masculino, solteiros, ter entre 18 e menos de 22 anos no dia 1º de janeiro de 2017 e o ensino médio completo no ato da matrícula do Curso de Formação, a ser realizado no ano que vem.

Escolha da especialização no ato da inscrição

As inscrições são aceitas no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br e em uma das 19 Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL), nos dias úteis, das 8h30 às 16h.

No ato da inscrição, o candidato definirá, em ordem de prioridade, entre três áreas para se especializar: Apoio, Eletroeletrônica ou Mecânica. De acordo com a classificação no Concurso, a opção escolhida será seguida.

Etapas do Concurso

O concurso contará com provas objetivas com 50 questões de Ciências (Física e Química) (20), Matemática (15) e Português (15). Serão convocados para os Eventos Complementares (Inspeção de Saúde e Teste de Aptidão Física) os 2.680 primeiros colocados, inclusive os empatados na última posição. Se forem considerados aptos, irão para o Curso de Formação, em que ainda terão que passar por Verificações de Dados Biográficos, de Documentos e Avaliação Psicológica na Fase de Adaptação, podendo ainda ser eliminados.

O Curso de Formação acontecerá em duas etapas nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, do Ceará, de Pernambuco e do Espírito Santo ao longo de 48 semanas. A primeira etapa é a formação militar-naval, como Aprendiz-Marinheiro, e a segunda, já como Grumete, o aluno fará especialização inicial em uma das três áreas escolhidas, em ordem de prioridade, no ato da inscrição. Durante esse tempo, o aluno receberá uma bolsa-auxílio de R$790.

Finalizando o curso com aproveitamento, será nomeado Marinheiro e será incorporado ao Corpo de Praças da Armada (CPA), permanecendo três anos nessa graduação. No terceiro ano, o militar poderá fazer o curso de especialização com duração de um ano e, se concluir o curso com aproveitamento, será nomeado Cabo, recebendo diploma de formação técnica dentro da área escolhida, reconhecida pelo MEC, com remuneração de cerca de R$ 2.500.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.