Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Saiu o Concurso para o Colégio Naval, instituição de ensino médio da Marinha do Brasil. São 200 vagas de nível fundamental, sendo 40 reservadas para negros. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 de março e 18 de abril. Os interessados devem ser brasileiros do sexo masculino, solteiros e ter entre 15 e menos de 18 anos no dia 1º de janeiro de 2017.

O Colégio Naval é uma instituição de ensino localizada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, que forma alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).

Como participar do Concurso para o Colégio Naval

Os interessados devem acessar o site www.ingressonamarinha.marl.mil.br, preencher o formulário online, imprimir o boleto referente à taxa de R$40 e pagá-lo em qualquer agência bancária. Quem preferir, poderá inscrever-se presencialmente em uma das 20 Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL) distribuídas por todo o Brasil, nos dias úteis, das 8h30 às 16h.

Há possibilidade de pedir isenção da taxa durante o período de inscrição. Para isso, o candidato deve fazer parte de família de baixa renda. Ele deve acessar o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, baixar o requerimento na aba “Downloads”, preenchê-lo informando o Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), entre outras informações pessoais e entregá-lo em uma das OREL, durante os dias e horários de atendimento já citados. Outra opção é enviar o Requerimento de isenção via Carta Registrada para a Divisão de Inscrição da Diretoria de Ensino da Marinha, com a data final de postagem em 7 de abril.

Como será feito o Concurso

O concurso será feito por meio de prova objetiva com questões distribuídas por Ciências, Estudos Sociais, Português e Matemática, além de uma redação com tema considerado relevante pela Administração Naval. Os candidatos serão classificados da seguinte forma: maior nota em Matemática, em Estudos Sociais, Ciências, Português, Redação e, por último, maior idade.

Serão corrigidas as redações daqueles candidatos que não zerarem nenhuma disciplina e que estiverem dentro das maiores notas no limite de três vezes ao das vagas. Esses serão convocados para os Eventos Complementares, que abrange Inspeção de Saúde e o Teste de Aptidão Física, que é a Natação e a Corrida. Aptos nessas fases e aprovados dentro das vagas, serão convocados para o Curso de Formação, que é composto de Período de Adaptação e Curso de Formação propriamente dito. Nessa fase, também deverão passar por Avaliação Psicológica e Verificação de Documentos.

O Curso de Formação no Colégio Naval

O Curso de Formação no Colégio Naval é conhecido como Curso de Preparação de Aspirantes, tendo caráter eliminatório e classificatório. Depois do “apto” no Exame Psicológico, na Verificação de Documentos e conclusão do Período de Adaptação, que dura cerca de três semanas, o candidato será matriculado. Ao longo de três anos, os estudantes terão aulas de disciplinas do ensino médio e formação militar naval. Ao longo desse tempo, eles recebem alimentação, assistências médica e odontológica, uma bolsa-auxílio de R$800,00, entre outros benefícios.

Asimp/DensM

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.