Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (19), às 17 horas, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão homenagear as mães doadores de leite materno. O “1º Encontro das Mulheres doadoras de Leite Materno da Maternidade Municipal” contará com a presença do secretário de saúde, Felippe Machado. A solenidade será realizada na sede da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, localizada na Rua Jacob Bartolomeu Minatti, 350, na Vila Casoni.

Durante à tarde, as mulheres poderão assistir a um vídeo de agradecimento pelo ato de doação e contar suas experiências. De acordo com a coordenadora de enfermagem da Maternidade Municipal, Zandira Batista, a intenção do evento é unir o agradecimento às doadoras e chamar a atenção para a importância do ato de amamentar para a saúde da mulher e da criança.

“O aleitamento materno tem uma relação significativa com a prevenção da saúde da mulher, porque ajuda a prevenir o câncer de mama. Além disso, o leite humano possui todos os nutrientes necessários para a saúde da criança, oferecendo as proteínas, as calorias e as gorduras adequadas para o bebê, que receberá também toda a imunidade e anticorpos que a mãe já adquiriu com o tempo”, explicou.

Banco de Leite - Atualmente, 30 mulheres são doadoras de leite da Maternidade Municipal, que é um dos postos de recolhimento do produto. Todo o material arrecadado é destinado ao Banco de Leite Humano de Londrina (BLH) Maria Lucilia Monti Magalhães do Hospital Universitário, localizado na Avenida Robert Koch, 60, na Vila Operária.

O BLH é o Centro de Referência da cidade. Nele o leite passa pelo processo de esterilização, pelo controle de qualidade e por exames microbiológicos. Depois de aprovado em todas as etapas, está estéril e apto para a doação pelo período de 6 meses.

O leite tratado e acondicionado corretamente é distribuído às Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI neonatal) do Hospital Universitário, do Hospital Infantil, do Evangélico, do Coraçãozinho, da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, além dos Hospitais de Rolândia e de Cornélio.

Como ser doadora - As mulheres que desejam se tornar doadoras de leite podem telefonar para a Maternidade Municipal no (43) 3372-9850 ou 3372-9857. Também é possível entrar em contato com o Banco Leite Humano no (43) 3371-2390.

Todas as doadoras recebem instruções e acompanhamento dos profissionais de saúde, que realizam uma visita domiciliar semanalmente. As doadoras devem congelar o leite doado, pois dessa forma ele tem durabilidade de 15 dias.

Atendimento por telefone - Além do atendimento personalizado realizado pelos profissionais de saúde na Maternidade Municipal, desde agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando atendimento via telefone às mulheres com dificuldades para amamentar. Até o momento, 56 mães foram atendidas por telefone para esclarecimentos de dúvidas que surgem após deixarem a Maternidade Municipal.

De acordo com a Zandira Batista, o objetivo é ajudar as mães a não desistirem da amamentação das crianças. Assim, qualquer dificuldade apresentada pela mulher pode ser sanada pelos profissionais via telefone. As interessadas em utilizarem esse serviço devem ligar para (43) 3372-9853. O serviço é prestado 24 horas por enfermeiros do Apoio ao Aleitamento.

Podem procurá-los todas as mães com dificuldades ou dúvidas na amamentação, independente se o nascimento da criança foi realizado na maternidade municipal ou não. O atendimento é gratuito.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.