Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de tranquilizar as gestantes e seus acompanhantes para o momento do parto, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai está realizando visitas guiadas por enfermeiras e enfermeiros aos locais onde são realizados os procedimentos para a concepção. Todas as quartas-feiras, a partir das 14 horas, a maternidade está recebendo as gestantes interessadas.

A iniciativa segue o preconizado pela Rede Mãe Paranaense e visa ajudar a gestante a se tornar a protagonista de seu parto. Para isso, durante a visita de 1h30, ela e seu acompanhante recebem diversas informações sobre os momentos antecedentes ao parto e sua realização. Assim, elas se familiarizam com os locais por onde vão passar, as acomodações disponíveis, os procedimentos que serão realizados pela equipe médica, os sintomas e sinais do trabalho de parto, as posições para o nascimento do bebê, os direitos das gestantes, os cuidados com o recém-nascido, os testes que serão feitos nos bebês, o registro de nascimento e o papel significativo do acompanhante.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da Maternidade Municipal, Zandira Batista, com a visita guiada, tanto as mulheres quanto seus acompanhantes se sentem mais calmos no dia do parto, pois têm informações sobre o que vai acontecer e sabem como agir, o que ajuda na realização de um parto mais rápido e tranquilo.

“O trabalho de parto com a mãe mais tranquila acontece de forma mais rápida, porque se ela não estiver à vontade, ou com medo e assustada, ela inibe a presença da ocitocina, que é o hormônio natural produzido pelo organismo para gerar as contrações do útero durante o trabalho de parto. Além disso, a ocitocina acaba competindo com o hormônio do estresse”, explicou a coordenadora de enfermagem.

Para o bebê também é importante que a mãe esteja tranquila, porque ele nasce em um ambiente mais adequado, mais calmo e sem estresse, garantiu Zandira. As visitas estão acontecendo desde agosto do ano passado, sendo que por mês a maternidade municipal recebe cerca de 35 mulheres e seus acompanhantes. As visitas são indicadas, preferencialmente, para aquelas que estão com 30 semanas de gestação ou mais e que têm o parto agendado na maternidade municipal. Podem se inscrever as mulheres que realizam o pré-natal na rede pública ou privada.

Para participar de uma das visitas é preciso agendar um horário pelo (43) 3372-9850 ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) em que se está fazendo o pré-natal. A intenção é que haja um aumento nos dias e horários das visitas guiadas para atender o máximo de mulheres possível. Aquelas que já realizaram algum parto na maternidade podem participar, pois alguns procedimentos foram modificadas para melhor atendê-las. Atualmente, cerca de 270 partos, entre cesárias e normais, são realizados mensalmente na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.