Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciados em maio deste ano, os serviços de monitoramento das estruturas dos viadutos da PR-445 sobre a Avenida Dez de Dezembro e Waldemar Spranger, em Londrina, no Norte do Estado, apresentaram resultados positivos. Em oito medições executadas com o inclinômetro, aparelho que mede possíveis deslocamentos no terreno, todos os índices detectados estão dentro da normalidade.

O acompanhamento é feito por estudantes de engenharia civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob a supervisão do professor Carlos José Marques da Costa Branco. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e a universidade para atender uma solicitação do Ministério Público, comprovando a segurança das obras feitas no local.

“O principal resultado desta ação é a integração da universidade neste processo de monitoramento. Uma participação que está sendo feita de forma efetiva, com estudos que são de interesse de toda a população de Londrina”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

No momento, as medições são feitas com intervalo de cerca de 15 dias. A estimativa é que este intervalo entre uma medição e outra aumente nos próximos meses. O objetivo é coletar os dados nas quatro estações do ano, considerando as variações climáticas e as condições de tráfego em cada um desses períodos. O prazo estipulado para o monitoramento das estruturas é de dois anos.

PROJETO DE PESQUISA – Todos os dados coletados em campo serão utilizados no projeto de pesquisa “Estudos do comportamento dos solos da região de Londrina – com ênfase em obras de terra”. A pesquisa conta com a participação efetiva de alunos da graduação, mestrado e doutorado da UEL.

De acordo com o professor Costa Branco, responsável por coordenar o projeto, além de contribuírem significativamente para a formação acadêmica e profissional dos universitários, os estudos podem auxiliar no planejamento de futuras obras na região.
“Nós estamos utilizando os viadutos da PR-445 como um case, uma situação real e prática das medições que, junto com ensaios de laboratório e simulações numéricas, facilitam na identificação do comportamento do solo. O aprimoramento na engenharia depende destas pesquisas”, explica.

APRENDIZADO – Formada no curso de engenharia civil em 2016 e elaborando uma pesquisa sobre fundações no mestrado, a estudante Amanda Foggiato destaca que as medições com o inclinômetro representam uma oportunidade única de adquirir novos conhecimentos.

“Este é um aparelho raro e que eu não tive a oportunidade de utilizar durante a graduação. É um novo aprendizado para minha formação e que não fica restrito ao meio acadêmico, é um estudo que está sendo conduzido para melhorar a nossa cidade”, destaca.

Além das medições nos viadutos da PR-445, o Departamento de Construção Civil da UEL pretende promover pesquisas de estudos de solo com o aparelho em outras regiões de Londrina. O equipamento foi adquirido e repassado à instituição pela construtora Sanches Tripoloni, responsável pelas obras de duplicação de 22 quilômetros da rodovia entre Londrina e Cambé.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.