Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Gestão Pública Municipal de Promoção da Igualdade Racial (GPMPIR) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) promovem, durante todo o mês de novembro, diversas atividades referentes ao Mês da Igualdade Racial. A programação desenvolvida com participação dos órgãos municipais tem início no dia 10 de novembro, com um Jantar e Desfile Afro, às 20 horas, no Buffet Manga Rosa, em Cambé.

Dos dias 11 a 30 de novembro, serão realizadas cerca de sete palestras, com diferentes temas, abordando questões como o Preconceito no Ensino Regular, Educação das Relações Étnico-raciais, Igualdade Racial e Direitos Humanos, entre outras. As palestras acontecerão em parceria com outros órgãos e instituições, entre eles a Secretaria Municipal de Educação (SME), Fórum das Entidades Negras de Londrina (FENEL) e a Universidade estadual de Londrina (UEL).

No dia 18 de novembro, representantes da SME, da FENEL e da GMPIR, entre professores e integrantes do movimento negro de Londrina, visitarão os quilombos Água Morna e Guajuvira, na cidade de Curiúva, no norte pioneiro do Estado. O intuito é conhecer a realidade dos moradores das terras quilombolas. Os visitantes participarão de palestras, assistirão a filmes e poderão desfrutar de uma feira de produtos locais e almoço.

As bibliotecas setoriais receberão durante todo o mês exposições de trabalhos escolares e, durante o período das exposições haverá contação de histórias afro- brasileiras. Na Biblioteca Pública Municipal, de 13 de novembro a 8 de dezembro, acontecerá a “Mostra Palmares”, uma exposição coletiva de arte, com foco na promoção da igualdade racial, por meio de expressões culturais e artísticas variadas. A mostra é de realização do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (Imecab), e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas.

A gestora pública municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Rocha, falou sobre a relevância das ações que serão desenvolvidas pelo Município no Mês da Consciência Negra. “É importante para dar visibilidade à comunidade negra e debater a questão do preconceito na sociedade, assim como rever conceitos”, contou.  Segundo ela, é uma oportunidade para que a população negra se reafirme na sociedade, e, para a população branca, promover uma reflexão acerca dos preconceitos criados historicamente.

Sandra ressaltou ainda as exposições e os trabalhos desenvolvidos nas escolas. “É um momento de a comunidade escolar rever a história, através do conhecimento. Nós temos um problema histórico, porque nós não estudamos a cultura africana e afro-brasileira, disse. Para ela, isto só foi viável a partir da Lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Esta legislação também será um dos temas abordados nas palestras promovidas pela GPMPIR.

A maioria das ações será aberta ao público, incluindo palestras e exposições. Os interessados em participar só precisam comparecer aos locais nas datas e horários, de acordo com a programação, não é necessário inscrição. Para mais informações, o telefone para contato é o da GPMPIR, pelo 3329-8639.

Programação:

10 de novembro – sexta-feira, 20 horas:
JANTAR E DESFILE AFRO 
Jantar com comidas típicas africanas e afro-brasileiras e desfile, apresentando a beleza negra e contando a história do negro no Brasil.
Buffet Manga Rosa - Rua da Esperança, 4.394, Jardim do Café – Cambé.
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3329-8639.

11 de novembro – sábado, 8 horas:
PALESTRA: PRECONCEITO E EXCLUSÃO NO ENSINO REGULAR
Ministrante: professora Sílvia Márcia Ferreira Meletti – Departamento de Educação UEL
Auditório do CMEI Valéria Veronese - Rua Benjamin Constant, 800, Centro.

14 de novembro – terça-feira, 19 horas:
PALESTRA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
Ministrantes: promotor Paulo César Vieira Tavares e a professora doutora Maria Nilza da Silva
CINE COMTOUR - Rua Olímpia, 16 - Jardim Alvorada.

16 de novembro – quinta-feira, 14 horas:
PALESTRA: IGUALDADE RACIAL E DIREITOS HUMANOS
Centro Cultural de Alvorada do Sul

18 de novembro – sábado, 10 horas:
PALESTRA: IGUALDADE RACIAL - BULLYNG E RACISMO
Colégio Estadual Ubedulha Corrêa de Oliveira - Rua Júlio Farináceo, 110, Conjunto Luiz de Sá.

20 a 24 de novembro – período matutino, vespertino e noturno.
PALESTRAS: O NEGRO E A EDUCAÇÃO – LEI 10.639/03
Abordando temas pertinentes à legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa – Rua Jubilino Barbosa Cabral, 670, Conjunto Parigot de Souza.

22 de novembro – quarta-feira, 14h
PALESTRA – LEI 10.639/03
Palestra voltada aos professores, referente à aplicação da lei.
APAE Londrina - Av. Robert Koch, 11.

25 de novembro - sábado, 8 horas:
PALESTRA: O RACISMO EM AMBIENTE ESCOLAR: EVASÃO ESCOLAR E HOMICÍDIOS DA POPULAÇÃO NEGRA DE LONDRINA.
Ministrante: professor Cláudio Francisco Galdino - SEED/PR – LEAFRO/UEL
Auditório do CMEI Valéria Veronese - Super Creche - Rua Benjamin Constant, 800, Centro.

30 de novembro – quinta-feira, 14 horas:
PALESTRA IGUALDADE RACIAL E CIDADANIA
Bate-papo com os idosos, promovendo uma reflexão sobre o racismo na sociedade brasileira e o direito de todos à cidadania. Apresentação de trabalhos produzidos pelas escolas, como forma de mudança do pensamento social referente ao racismo.
Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) – Oeste - Rua Serra Pedra Selada, 111 - Jardim Bandeirantes.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.