Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em entrevista, secretário de Modernização Institucional e Regional da Presidência da República explica as inovações no documento que será emitido gratuitamente

Até março de 2023 todos os estados e o Distrito Federal deverão emitir a Carteira de Identidade Nacional no novo modelo, mais seguro e padronizado em todo o país. O documento já está disponível para cidadãos dos estados do Acre e Rio Grande do Sul. Até o fim do mês, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal devem começar a emissão do documento. Nesta entrevista, o secretário de Modernização Institucional e Regional da Secretaria-Geral da Presidência da República, André Monteiro explica as mudanças.

O que muda com o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional?

André Monteiro - A nova Carteira de Identidade Nacional, pela primeira vez no Brasil, integra os 26 Estados e o Distrito Federal sob um mesmo procedimento e modelo. Todos os 27 Órgãos de Identificação terão acesso às informações de expedição da Carteira por todo o Brasil. Tudo isso em torno de um único número -- o CPF -- que passa a ser o número da Carteira. Isso garante mais segurança a todo o processo, mitigando as fraudes documentais e por falsidade ideológica no Brasil.

Quais são as principais características do novo documento?

A nova Carteira possui dois modelos, o físico e digital. Ambos modelos possuem os dados do cidadão estruturados, podendo ser usados automaticamente por qualquer sistema, público ou privado, evitando que o brasileiro tenha que preencher formulários ou perder tempo em filas de cadastro. Também é um documento de viagem, podendo ser usado para viagens internacionais, caso o Brasil possua acordo bilateral no uso da Carteira, como é o caso dos países do Mercosul. A nova carteira possui também um QR Code, que facilita a verificação da autenticidade da por qualquer celular. Isso tudo respeitando a proteção dos dados da pessoa natural e dando transparência ao cidadão no seu uso.

Qual órgão o cidadão deve procurar para fazer a emissão da Carteira de Identificação Nacional?

Os moradores dos seis estados citados - Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Acre - devem procurar o Instituto de Identificação do estado, normalmente ligado à Secretaria de Segurança Pública.

Qual a orientação que o senhor dá para os brasileiros que ainda têm o RG no modelo antigo, ele continua válido?

A troca do documento pode acontecer com calma. O cidadão tem até fevereiro de 2032 para trocar seu documento. E os que possuem mais de 60 anos não precisam trocar. A troca do documento, a primeira via e a renovação da nova Carteira são gratuitas para o cidadão.

Por qual razão o novo modelo do documento evitará fraudes?

Antes do Decreto nº 10.977/2022, uma mesma pessoa podia tirar um RG em cada Unidade da Federação. Ou seja, um mesmo cidadão teria 27 documentos com números diferentes, facilitando a vida de quem quer cometer crimes. Agora, o número é único: o CPF. Além disso, os elementos de segurança aplicados na Carteira de Identidade Nacional, como o QR Code, farão com que ela será o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo.

Secretaria Especial de Comunicação Social

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.