Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Popularmente chamados de “Juizados de Pequenas Causas” – de maneira equivocada – os Juizados Especiais são órgãos do Poder Judiciário responsáveis pelo julgamento de causas consideradas de menor gravidade. Criados para facilitar o acesso da população à Justiça, é nessas unidades que são tratadas questões mais simples e cotidianas da população, seja na esfera cível ou criminal. Para tratar sobre as características desses importantes órgãos do sistema de Justiça e explicar que tipos de questões podem ser apreciadas por eles, o tema é tratado nesta edição do Entenda Direito.

Projeto

O Entenda Direito é uma releitura de iniciativa anterior – o “Pílulas de Direito para jornalistas” – lançada pela Assessoria de Comunicação do MPPR em 2005 e premiada em 2006 com o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Recentemente, o Entenda Direito foi também contemplado pela premiação nacional, ficando em terceiro lugar na categoria Relacionamento com a Mídia. Concedida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, a premiação reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos do sistema de justiça do país. Inicialmente voltada aos profissionais da imprensa, o projeto agora busca comunicar-se com toda a população. A proposta é ampliar o entendimento das pessoas sobre questões que podem impactar diretamente o seu dia a dia, por meio de textos simples e diretos que buscam “traduzir” expressões do universo jurídico.

Omissão de socorro

Na edição anterior, o Entenda Direito abordou as definições do crime de omissão de socorro, que ocorre quando alguém deixa de prestar assistência ou apoio a alguém que necessita, muitas vezes praticado quando o autor do crime deixa o local do fato na tentativa de evitar sua responsabilização.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.