Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ciclo de palestras traz para debate o papel dos Cuidados Paliativos como garantia de qualidade de vida e dignidade

O conceito de cuidados paliativos ainda é pouco compreendido pela sociedade e, às vezes, também por parte dos profissionais de saúde, gerando a falta de atendimento adequado a pacientes com diagnósticos de doenças ameaçadoras da vida. Para esmiuçar o conceito e aplicabilidade, a OAB-Londrina, por meio da comissão de Bioética e Biodireito, realiza o I Ciclo de Palestras Bioética e Cuidados Paliativos nos próximos dias 13 e 14 de outubro.

Durante os dois dias, serão realizadas oito palestras, sempre a partir das 19h, e transmitidas pelo Canal da ESA-PR no YouTube.

A coordenadora da comissão, Franciane Campos, explica que o objetivo maior do evento é trazer conhecimento de qualidade sobre Cuidados Paliativos, uma vez que a sociedade, de forma geral, tem uma ideia equivocada da abordagem. “O conceito de cuidados paliativos não está atrelado à morte e sim ao de garantir qualidade de vida aos pacientes e familiares que receberam diagnóstico de doenças ameaçadoras da continuidade da vida. O que queremos mostrar à sociedade é que Cuidados Paliativos são um direito humano, não um favor. “É obrigação do poder público garantir dignidade para as pessoas segundo suas próprias percepções”, informa Franciane Campos.

Segundo destaca,  o ser humano é um ser biopsicossocial e espiritual, assim, o acesso é global, o tratamento  foca na pessoa e não na doença -  daí se dá a importância na habilidade de comunicação e respeito à vontade do paciente. “Uma pessoa nem sempre será curada, mas sempre poderá ser cuidada”, observa e acrescenta que os cuidados também se estendem à família do paciente.

Cenário difícil

Franciane Campos classifica como caótico o cenário no Brasil, hoje, quando se fala em Cuidados Paliativos, principalmente, pela falta de profissionais capacitados. “Fazer cuidados paliativos demanda conhecimento técnico, não é apenas ouvir o paciente e pegar na mão dele”. Segundo ela, o sudeste é a região onde se concentra o maior número de serviços especializados e isso se dá por meio de gestores visionários, que compreendem a importância da abordagem dos Cuidados Paliativos. “Na nossa região, temos serviços altamente especializados (oncológico), e outros iniciando, mas precisamos de muito mais se quisermos alcançar toda a população que necessita desta abordagem com foco no controle dos sintomas, qualidade de vida e maior autonomia do paciente. Em outras regiões do país, como norte e nordeste, a realidade é distinta, ou seja, o cenário é catastrófico”, analisa.

De acordo com ela, os estudantes da área da saúde não recebem formação sobre Cuidados Paliativos, e uma das lutas é fazer com que o MEC entenda a necessidade de se instituir o ensino obrigatório no currículo dos cursos.

Ela alerta que muitas vezes os profissionais se sentem receosos com a prática dos cuidados paliativos configurar omissão, mas diz ela, vale lembrar, omissão de assistência inútil é irrelevante para o direito. Os profissionais de saúde devem se atentar para a prática da distanásia - que é o prolongamento da vida biológica por meio de terapêuticas fúteis e desnecessárias, causando  sofrimento ao paciente, que além de infração ética, pode configurar crime.

Programação

Participam do ciclo de palestras, na primeira noite: médico Luís Fernando Rodrigues, especialista em cuidados paliativos, com o tema “Cuidados paliativos: situação atual e os avanços obtidos”;  médica Madalena de Faria Sampaio, especialista em Medicina de Família e Comunidade, com o tema “Objetivos do tratamento e o papel do controle dos sintomas na ótica dos cuidados paliativos”;  médico José Eduardo de Siqueira, professor do Curso de Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, líder e membro de vários grupos de pesquisa, com o tema “Bases bioéticas dos cuidados paliativos”;  advogada Rita de Cássia Tarifa Espolador, com o tema “Sobre planejar o futuro: algumas questões envolvendo as diretivas antecipadas de vontade”. A mediação será de Franciane Campos e Lucas Guimarães Pieri.

Na segunda noite, participam: médico Marcos Lapa, especialista na área, com o tema “Cuidados de fim de vida: suspender ou não introduzir”; juiz José Henrique Rodrigues Torres, com o tema “Cuidados paliativos como abordagem inibidora da prática da distanásia”; Deputada Luísa Canziani, com o tema “Comprometimento político e social com os cuidados paliativos”; e a médica Ana Claudia Quintana Arantes, com o tema A obrigatoriedade do ensino dos Cuidados Paliativos nas graduações em saúde.” Os moderadores serão Edvania Godoy Barbeta e Franciane Campos.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/bAiYE8xYJp9j4G8w7

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.