Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade na definição da agenda ambiental mundial, divulgou como um bom exemplo a experiência de uso agrícola do lodo de esgoto no Paraná. O trabalho é desenvolvido pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) desde 2002 e atende produtores rurais que usam como adubo o lodo higienizado do tratamento de esgoto em diversos tipos de plantações e também em áreas de reflorestamento.

“É uma honra para a Sanepar participar dessa publicação. Sabemos que destinar o lodo gerado no tratamento de esgoto para um aterro não é a melhor solução. Por isso, a Sanepar se empenhou e se empenha sempre em utilizar alternativas que tornem seus processos e serviços cada vez mais eficientes, econômicos e sustentáveis”, diz o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

A publicação que cita a Sanepar se chama “Saneamento, gestão de águas residuárias e sustentabilidade: do descarte de resíduos para valorização de recursos” (em inglês: "Sanitation, wastewater management and sustainability: from waste disposal to resource recovery”). 

A obra apresenta algumas das últimas novidades sobre como fazer saneamento e gestão de águas residuárias (esgoto) de forma mais sustentável e mais ampla. Ali são citadas boas experiências que tratam da gestão de recursos, de maneira a utilizar adequadamente valiosos recursos disponíveis para usos produtivos que promovam, de forma sustentável, o bem-estar humano. O livro está disponível para download no link: www.unep.org/publications/

O PNUMA é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. “Essa obra terá um grande alcance mundial e ficamos felizes que o trabalho da Sanepar possa ajudar outras regiões do mundo a aproveitarem de maneira ambientalmente correta o lodo de esgoto”, diz o presidente.

USO AGRÍCOLA - Os agricultores participantes do programa da Sanepar recebem orientação técnica sobre a aplicação do adubo alternativo. O lodo tratado já foi destinado para aplicação nos cultivos de adubação verde, amora, azevém, café, cana, cevada, citrus, feijão, milho, soja, implantação de grama e reflorestamentos de eucalipto e pinus. São ótimos os resultados apresentados em todas essas culturas, com melhorias nos índices de aumento de produtividade de 20 a 60%.

“A utilização agrícola do lodo de esgoto segue os critérios e procedimentos estabelecidos em normatizações nacionais e estaduais. Higienizado por processo de estabilização alcalina prolongada, o lodo tratado pode atuar como um corretivo de acidez do solo, o que representa ótima economia para os agricultores”, explica a engenheira agrônoma da Sanepar, Simone Bittencourt.

A Sanepar opera 234 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no Paraná, atendendo mais de 7 milhões de pessoas com coleta e tratamento de esgoto. Por ano, a quantidade de lodo de esgoto produzida, em matéria seca, é de cerca de 20 mil toneladas, sendo que aproximadamente 50% são destinados para o programa agrícola.

Agricultores de qualquer região do Paraná interessados em participar ou conhecer o programa podem entrar em contato com a Sanepar pelos telefones: (41) 3330-3208 ou (41) 3330-3632.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.