Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) promoveu a Operação Páscoa coletando amostras e realizando exames de laboratório, em todo Estado. A operação teve início em janeiro, quando os fiscais visitaram alguns fabricantes e também estabelecimentos comerciais. Após esta fase, a realização dos exames nos laboratórios do Ipem se estenderam até a semana passada, quando os resultados foram computados. 

Os agentes do Ipem visitaram aproximadamente 70 estabelecimentos, fiscalizando produtos como bombons, trufas, chocolates de formatos variados, colombas e também os pescados que são bem procurados nesta data. 

Além desses produtos, a fiscalização examinou os ovos que trazem brindes e/ou brinquedos. As avaliações preliminares em locais de revenda e indústrias foram efetivadas em 380 itens, aproximadamente. Os exames de laboratórios foram realizados com 2.806 unidades. Foram encontradas irregularidades em 21 itens. Em relação aos brindes e brinquedos, foram fiscalizados 21.999 itens, não sendo encontrada nada de anormal. 

O presidente do Ipem, Rubico Camargo, determinou que a operação fosse realizada em locais com maior fluxo de pessoas, bem como aqueles que possuem um grande número dos produtos que se enquadram na fiscalização. A intenção, segundo ele, foi verificar o cumprimento das normas do Inmetro, seja para os produtos pré-medidos, ou para os brinquedos, quando se deve observar a indicação da idade, peso, e se são tóxicos ou não, garantindo desta forma a qualidade dos itens vendidos aos consumidores. 

Todos os produtos embalados - itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, informar o peso/volume do item, dentro dos padrões de caracteres estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Caso o consumidor opte por conferir o peso do produto, deve considerar que o valor registrado em balanças deve sempre ser maior que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso da embalagem deve ser descontado. 

O gerente de Pré-Medidos do Ipem-PR, Sergio Carmargo, informou ainda que no momento da fiscalização uma amostra de cada lote dos ovos é recolhida em função da quantidade de estoque do produto existente no local, e a pesagem feita nos laboratórios do Instituto. O gerente de Fiscalização do Ipem-PR, Roberto Tamari, informou que no caso de brinquedos e/ou dos brindes que vêm dentro dos ovos a análise pode ser feita no local. 

O presidente do Instituto afirmou que durante as vistorias, onde forem encontrados produtos irregulares, a mercadoria é apreendida, e o estabelecimento comercial notificado com um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão. Rubico elogiou os fabricantes e comerciantes que vêm demonstrando maior responsabilidade com a fabricação e comercialização de produtos segundo os padrões estabelecidos pelo Inmetro. 

NUMERAÇÃO DOS OVOS DE PÁSCOA - Além de identificar se a indicação de peso e volume está descrita de forma clara nas embalagens dos ovos de Páscoa, o consumidor deve estar ciente que a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante pode adotar uma escala diferenciada no tamanho de molde. Assim, o consumidor deve orientar-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate. 

BRINDES E/OU BRINQUEDOS - O Ipem-PR orienta aos pais e consumidores em geral para verificarem se o brinquedo possui o selo do Inmetro, se as informações estão em português e se atendem a faixa etária da criança. Em relação ao peso, verificar, por exemplo, que um ovo de 200 gramas quando pesado deverá apresentar uma pesagem maior, pois se deve considerar o peso da embalagem. 

O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade nos ovos de Páscoa que estão à venda pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 11h30min e 13h às 17h30min, ou através do site: www.ipem.pr.gov.br.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.