Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A conta de luz dos paranaenses permanece com a bandeira tarifária verde ao longo do mês de outubro. Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de energia, o que acontece quando a bandeira indicada é amarela ou vermelha.

Desde abril, a Copel aplica a bandeira tarifária verde. Outubro será o sétimo mês seguido sem a cobrança extra na conta de energia. A alteração da cor da bandeira em abril aconteceu em decorrência do aumento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas de todo o país. 

A definição da bandeira verde para outubro foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (30) e vale para todo o país até o dia 31 de outubro. Na prática, os consumidores deixaram de pagar uma taxa extra, que variava de R$ 1,50 (bandeira amarela) a R$ 4,50 (bandeira vermelha) a cada 100 kWh consumidos.

SISTEMA DE BANDEIRAS - O sistema de bandeiras tarifárias começou a vigorar em janeiro de 2015 para compensar o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e custear o acionamento das usinas termelétricas, cuja produção é mais cara.

Essa foi a saída encontrada para adaptar esses gastos extras às tarifas de energia pagas pelos consumidores. As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

As bandeiras têm como objetivo sinalizar ao consumidor se o custo da geração de energia no país está mais caro, ajudando as pessoas a consumirem com racionalidade e economizarem na conta de luz. Além disso, a cobrança contribui para diluir, mês a mês, o custo adicional da geração térmica.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.