Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro, programa da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional. O objetivo é selecionar estudantes para vivenciar a rotina de um deputado em Brasília, durante uma semana, debatendo e votando projetos de lei.

Podem participar alunos da rede pública e privada com idades entre 16 e 22 anos, matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º do ensino médio, ou do 2º ano ao 4º ano do ensino técnico integrado. O participante deve elaborar um projeto de lei de sua autoria e enviá-lo para a Secretaria da Educação do Paraná, seguindo todos os requerimentos do Manual de Procedimentos do Parlamento Jovem Brasileiro. O Paraná possui cinco vagas para deputados jovens, proporcionais à bancada paranaense na Câmara.

O projeto de lei pode tratar de qualquer assunto, mas a organização do programa sugere que o aluno procure abordar um tema das comissões do Parlamento Jovem:
- Comissão de Agricultura e Meio Ambiente;
- Comissão de Saúde e Segurança Pública;
- Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;
- Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Para apoiar o trabalho dos estudantes, a Câmara dos Deputados oferece o curso online “Parlamento Jovem Brasileiro: Como elaborar um projeto de lei?” gratuitamente. A página oficial do programa também possui recursos para professores trabalharem o tema em sala de aula, entre outras opções: www.camara.leg.br/pjb 

Os selecionados serão anunciados em julho, e as atividades em Brasília acontecem em setembro.

Seed-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.