Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Considerados tabus pela sociedade, a depressão e o suicídio entre os adolescentes surgem no foco das discussões a partir da polêmica da Baleia Azul, jogo virtual em que os participantes devem cumprir 50 desafios. Entre eles, mutilar-se, passar um dia sem falar com ninguém, ver filmes de terror e subir no telhado no meio da madrugada. Por fim, o indivíduo é desafiado a tirar a própria vida. Até semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) contabilizava nove casos de adolescentes de automutilação ou ingestão de medicamentos supostamente relacionados ao jogo. Outros sete estados também registram mutilações e suicídios suspeitos.

Segundo a professora do departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL, Rosemarie Elizabeth Almeida, uma explicação para o envolvimento de adolescentes em jogos como a Baleia Azul é a perda de referências. O estado mental do adolescente é um estado mental de isolamento, em que o indivíduo busca sua própria autonomia e seu amadurecimento. Ele, então, precisa de referências que o ajudem nesse processo". Para a pesquisadora, é preciso diferenciar acolhimento de suporte. "Muitos pais acham que basta providenciar apoio financeiro e garantir condições materiais para o adolescente. Um pai e uma mãe que trabalham o dia inteiro acham que o filho tem condição de se virar sozinho, sendo que, mesmo em processo de amadurecimento, ele precisa das referências do cotidiano. São coisas básicas como conversar e ouvir, programar um almoço, um lazer em família que acabam fazendo a diferença".

De acordo com Rosemarie, os jovens também não encontram apoio na escola. "Ela não satisfaz o adolescente, não dá sentido para aquilo que ele realmente quer aprender. A educação que temos hoje ainda é composta por experiências acumulativas e repetitivas de aprendizagem. Como a família e a escola não se mostram preparadas para fazer esse acolhimento, o adolescente recorre a grupos virtuais e a jogos como o da Baleia Azul. Aqueles que passam horas na Internet se tornam alvos ainda mais fáceis desse tipo de situação patológica".

A professora alerta ainda para o uso de celulares, computadores e outros aparelhos tecnológicos que precisam ser controlados pela família. "Os pais incentivam os filhos a brincar com equipamentos eletrônicos desde a infância, aproveitando a distração dos pequenos para relaxar. Na mente dos responsáveis, o que distrai não requer a atenção, o olhar", afirma, destacando ainda que não é questão de ser contra a tecnologia, mas sim de saber usá-la.

A pesquisadora avisa que os adultos devem ficar atentos a qualquer sinal de que o adolescente está se mutilando. "O ato de machucar a si mesmo é uma maneira de expressar a dor que a pessoa não está conseguindo suportar, é um pedido explícito de ajuda. É uma forma de violência que deve ser observada pelos pais. A qualquer sinal de que o filho está se mutilando, o responsável deve buscar entender o que está se passando e procurar orientação profissional. Mesmo que o adolescente recuse o apoio, é preciso insistir. O que não pode é fechar os olhos para a situação".

13 Reasons Why

Além da Baleia Azul, a série da Netflix 13 Reasons Why também tem gerado discussão em um país no qual 21% dos jovens entre 14 e 25 anos apresentam sintomas de depressão e cerca de 5% já tentaram tirar a própria vida, segundo o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A produção é protagonizada pela estudante Hannah (interpretada por Katherine Langford), que comete suicídio e envia fitas cassetes com mensagens a 13 pessoas que tiveram alguma influência na sua decisão final.

A série é um sucesso de audiência e tem sido considerada responsável pelo aumento no número de pessoas buscando atendimento no Centro de Valorização da Vida (CVV). Mesmo assim, a produção foi acusada de abordar o tema de maneira irresponsável. A Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), por exemplo, emitiu nota dizendo que 13 Reasons Why peca por não abordar a questão do adoecimento mental da personagem, não provocar diálogos sobre como o desfecho dela poderia ser evitado e principalmente por dar a impressão de que buscar ajuda é inefetivo.

"Não indico a série, pois a história dá a impressão de que não existe saída, tratamento para a depressão. O adolescente acaba acreditando nisso e não enxergando um futuro, um meio de superar", afirma Rosemarie. Ela ainda diz que ao mostrar de forma explícita o ato do suicídio da protagonista, a série pode acabar incentivando outros jovens a fazer o mesmo.

Precauções

Atitudes de isolamento, rebeldia, mudança de humor, perda ou ganho de peso, sono excessivo e tristeza são comuns na adolescência. No entanto, se a intensidade desses comportamentos for muito grande, os pais devem ficar alertas. "Situações de perda, crescimento ou transformação geram um estado transitório de tristeza ou melancolia, que afeta o indivíduo por um determinado período. Agora, se esses sentimentos se estendem, o adolescente precisa de ajuda profissional", alerta Rosemarie Almeida.

No ambiente universitário, é comum ver estudantes estressados, desanimados e pressionados no fim do semestre letivo. De acordo com a pesquisadora, esse tipo de situação também é capaz de provocar um quadro depressivo. "Pode resultar tanto em uma depressão sazonal, que dura somente aquele período específico, quanto em uma depressão que se estende. Em todo caso, o estudante pode buscar ajuda na clínica psicológica da Universidade ou consultar um profissional particular". A Clínica Psicológica da UEL fica no Campus Universitário e pode ser contatada pelo telefone (43) 3371-4237 ou pelo e-mail npclinica@uel.br. 

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.