Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quem não fizer a declaração no prazo, pode ser multado e perder benefícios

Microempreendedores Individuais (MEI) têm até o dia 30 de junho para fazer a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). A declaração pode ser feita tanto pela internet, ou com apoio na Sala do Empreendedor mais próxima. Dúvidas sobre o envio da declaração podem ser esclarecidas no aplicativo Meu Sebrae.

Ao fazer a declaração, é necessário ter em mãos o CNPJ e o faturamento anual da empresa, no ano de 2021. Para prestadores de serviços, é necessário informar as receitas da atividade. Também é preciso informar se houve ou não contratação de funcionário durante o período.

As dúvidas  sobre o envio da declaração podem ser esclarecidas no aplicativo Meu Sebrae

O consultor do Sebrae Paraná, Rodrigo Feyerabend, lembra que a obrigação da entrega é válida mesmo para empresas que tenham encerrado suas atividades no ano passado.

“A DASN é uma obrigação anual para os MEIs. Mesmo aqueles que fizeram o fechamento da sua empresa também precisam informar, através de um caráter de declaração de extinção. E isso precisa ser feito porque a não entrega, além de gerar multa, pode trazer mais prejuízo para esse empreendedor em relação aos aspectos financeiros”, afirma o consultor do Sebrae, Rodrigo.

Simples e Gratuito

O procedimento de entrega da DASN é simples, gratuito, e leva apenas alguns minutos. Quem não fizer a declaração no prazo, pondera Rodrigo, pode ser multado pela Receita Federal, além de perder benefícios previdenciários, como auxílio doença e salário maternidade. Mas com a regularização, o consultor destaca que o microempresário mantém a empresa apta, podendo participar de licitações e emitir notas fiscais por exemplo.

“A partir do momento que você deixa de entregar uma declaração a tua empresa pode se tornar inapta. E com isso você passa a ter empecilhos na emissão de certidões negativas, passa a ter problemas de participar de licitações, ou problemas na hora de vender seus produtos e serviços para outras empresas”, completa.

Rodrigo enfatiza que os MEIs que tiverem dificuldade na hora de fazer a declaração, podem contar com o auxílio do Sebrae, ou também em uma Sala do Empreendedor da sua cidade.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.