Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todo aquele que cresce sem a catequese da convivência jamais estará apto para a vida em comunidade

Acontece conosco que, de tanto usar determinadas palavras, não damos importância ao que elas realmente querem dizer.

 “Bom dia!”

 “Como vai?”

 “Bem, graças a Deus!”

Nem sempre quem pergunta quer resposta, nem sempre quem responde está respondendo. Falamos, porque todo mundo fala isso quando se encontra. Mas será que pensamos o que essas frases, de fato, significam?

Precisamos-aprender-a-viver-a-catequese-da-convivência

O que é catequese do “COM”?

Há uma mística profunda na preposição ‘com’, sem a qual o cristianismo seria uma religião só de fachada. É o ‘com’ que dá sentido ao cristianismo. Ex.: comum, comunidade, comungar, comunicar, companheiros, compaixão, condescendente, compreensão, Deus conosco, convivência entre outras.

Quem for ao dicionário olhar a raiz dessas palavras que começam com a preposição ‘com’ descobrirá o outro entrando em nossa vida ou nós entrando na vida dele, pois o significado supõe sempre a presença dos outros, aponta para a existência e a importância deles para nós. Só é sábio quem sabe conviver.

Os pais procuram pessoas para serem padrinhos e madrinhas de seus filhos, compadres e comadres dos pais, ou seja, pessoas que compartilham da educação da criança, ajudando a educá-las. Deus é Emanuel – EL = Deus; Manu = conosco. A essência da fé cristã está em crer que Deus pôs em comum, comunicou, veio ter conosco, porque tinha compaixão de nós.

Viver bem com as pessoas

A Trindade é uma comunhão de pessoas divinas. Nós confessamos, isto é, professamos juntos, comungamos do mesmo Pão, que é Jesus, e formamos comunidades de fé. Nossas Igrejas precisam ensinar a sabedoria da convivência, até porque nenhuma religião ensinará a viver sem a catequese do conviver. Afinal, foi de um ato comum e de um amor especial que ela nasceu.

Seus filhos não crescerão felizes se crescerem egoístas. Todo aquele que cresce sem a catequese do ‘com’ jamais estará apto para a vida comum ou para a democracia. Vai sempre “dar um jeitinho” de impor o seu jeito.

No início, havia o Verbo. O Verbo estava em Deus e COM Deus.

Padre Zezinho, scj

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.