Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para atender melhor a população idosa de Londrina, em solenidade realizada em seu gabinete, o prefeito Marcelo Belinati anunciou na manhã, desta terça-feira (19), o início das obras de construção do Centro de Convivência da Pessoa Idosa na Região Norte (CCI Norte), na Rua Luís Brugin, s/n, esquina com a Avenida Saul Elkind.  

No local, está sendo feita a terraplanagem do terreno. Nele serão construídos 672 metros quadrados de área, englobando dois auditórios, biblioteca, salão de eventos, salas para oficinas, atendimento e espera, cozinha, lavanderia, banheiros, pátio de serviço, além de recepção, espaço para administração e jardim interno. 
 
Segundo o prefeito, a obra é a primeira parceria público privada estabelecida pelo Município e vem se unir aos outros dois Centros de Convivência da Pessoa Idosa. ”A população idosa cresce a cada dia. Temos que respeitar os nossos idosos que ajudaram a construir a cidade e, nesse espaço de convivência, teremos atividades de lazer, aprendizado, cultura e outras ações para que eles convivam com os mais jovens, transmitindo seus conhecimentos e experiências de vida. É mais uma grande conquista para a cidade de Londrina, em especial, para a região norte”, ressaltou.  
 
A empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras é a Reconstrul Construções Civis Ltda. Ela tem 240 dias, ou seja, cerca de 8 meses para finalizar a construção a contar da data de assinatura da ordem de serviço. A expectativa é que durante o primeiro semestre de 2018, o CCI Norte inicie suas atividades com os idosos da região. 
 
De acordo com a secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, a construção do CCI Norte é uma reivindicação antiga das pessoas acima de 60 anos e foi pensando em melhor atendê-los que se está construindo o novo espaço. “O Centro de Convivência faz um trabalho preventivo com a pessoa idosa, com inúmeras oficinas e atividades. A construção dele vem ao encontro dos objetivos da gestão Marcelo Belinati, que prima pelo fortalecimento da rede de atendimento à pessoa idosa do município e que busca aprimorar os serviços fornecidos à população”, afirmou a secretária. 

O custo total da obra está estimado em R$ 1.383.692,12, sendo necessários outros R$ 500 mil para equipar o espaço. O recurso para a construção, foi destinado ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), que é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), pela cervejaria Ambev, a partir da destinação de parte do Imposto de Renda da empresa.
 
O gerente de Relações Institucionais da Ambev, Felipe Daud, explicou que a destinação do imposto de renda da empresa começou em 2014, quando se iniciou a idealização da construção do CCI Norte. “Nossa missão como companhia é unir as pessoas por um mundo melhor, o que fazemos focados na questão do consumo responsável e com ações relacionadas que criam um ambiente de melhor convívio social, inclusive ajudando os idosos. É muito gratificante vermos que o projeto está saindo do papel e que estamos colaborando com os idosos”, finalizou. 
 
O novo CCI, quando finalizado, oferecerá serviços como aulas de dança;  atividades físicas e culturais; ações de socialização; alfabetização para idosos; dinâmicas de grupo; cursos de informática, artesanato, oficinas de qualidade de vida e cidadania, educação financeira, palestras educativas; tardes festivas e reuniões com grupos de idosos. Serão realizados aproximadamente 2 mil atendimentos mensais, sendo que a capacidade máxima do local, por evento, será de 500 pessoas.  

A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka, lembrou que o local é muito aguardado pelos moradores do entorno, visto que a região norte atualmente aglutina cerca de 16 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 21% da população idosa do município. “A intenção é atendermos uma área que contempla a segunda maior população idosa da cidade, por meio de atividades que contribuem para o processo de envelhecimento, ampliação da cidadania, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, fortalecimento de vínculos comunitário e, principalmente, para a prevenção de situações de risco social à pessoa idosa”, ressaltou.
 
O CCI Norte está sendo construído na Rua Luís Brugin, s/n, esquina com a Avenida Saul Elkind e a Rua Azulão, uma localização privilegiada na região norte de Londrina, que conta com acesso facilitado através do transporte coletivo, além de ser próximo ao módulo da Guarda Municipal de Londrina e da Polícia Militar do Paraná.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.