Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é lembrar que a violência contra as mulheres é, também, uma violação dos direitos humanos e deve ser combatida diariamente, por toda a sociedade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, vai realizar a partir do dia 20 de novembro a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A solenidade de abertura será no domingo (20), às 10 horas, na Concha Acústica (Rua Piauí, 130) com o lançamento da campanha e ações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Até as 13 horas, o público poderá participar da feira de artesanato e exposição de artes, ver os painéis informativos; experimentar comida típica angolana e doces tradicionais; escutar as apresentações musicais de Bernardo Pelegrini; Helena Tannure; Pedro Fernandes; do Trio Kinka Manoel, Oseias Calixto e Arildo; Daniel Quaresma; das Black Divas Adilza, Lidia, Aline, Elaine e Sandra; Louis Kenson Janvier RAPER Topsun Mond Lan.

A abertura é uma realização da Prefeitura de Londrina com o Coletivo Black Divas, 10ª Subdivisão Policial de Londrina e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). A intenção da participação da Prefeitura e dos grupos nessa campanha é lembrar que a violência contra as mulheres é, também, uma violação dos direitos humanos e deve ser combatida diariamente, por toda a sociedade.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, a participação na campanha é de grande importância ao município, visto que marca a presença de Londrina em um movimento internacional pela busca do enfrentamento à violência contra as mulheres e o combate à discriminação existente com relação a esse gênero. “Conseguimos unir diversos parceiros em atividades de debates, de mobilização, de combate ao preconceito e à violência, especialmente, àquele relacionado à mulher negra. Os 16 dias de campanha são extremamente importantes para o desenrolar de discussões sobre a violência contra a mulher”, disse.

Números - Segundo os dados do “Mapa da Violência”, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), no Brasil, a cada 100 mil mulheres, 4,8 são vítimas de homicídios. O documento aponta um crescimento desse índice ao longo dos anos, visto que o número de vítimas passou de 1.3 mulheres em 1980, para 4.8 em 2013. O que se acentua quando se focaliza nas mulheres negras, pois com relação a esse grupo, houve um aumento no número de assassinatos de 54% em 10 anos, passando de 1.8, em 2003, para 2.8 mulheres negras assassinadas em 2013.

Com relação aos dados do município de Londrina, somente de janeiro deste ano até agosto, 2.377 atendimentos com psicólogas, assistentes sociais e de orientação jurídicas às mulheres vítimas de violência foram realizados pelas profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM). Ao todo, 1.394 mulheres foram atendidas, nesse período.

Desde a criação do CAM, em 1993, 10.246 mulheres agredidas por seus parceiros receberam o acolhimento e os serviços municipais. Segundo a gerente de apoio à mulher do CAM, Patrícia Ferri Raboni, dessas vítimas cerca de 25% voltam a ser agredidas seja pelo mesmo companheiro ou por outro diferente.

Denúncias - As mulheres vítimas de violência podem recorrer ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Av. Carlos Gomes, 145, no Jardim Petrópolis. É possível chegar até o local com a linha de ônibus 206 (Europa). O Setor de Acolhida (primeiro atendimento) também é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É possível também entrar em contato pelo (43) 3341-0024 ou 3341-2781 ou ainda 3341-9046 para obter mais informações. O endereço eletrônico cam.mulher@londrina.pr.gov.br também está disponível à população.  

Campanha - Além de alertar para os dados da violência contra as mulheres, o município pretende estabelecer um elo simbólico entre as datas englobadas na campanha. Isso porque, no mundo inteiro, os 16 dias referem-se à campanha que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, prosseguindo até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Durante esse ínterim, a campanha engloba o 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, realizada simultaneamente por diversos segmentos da sociedade civil e do Poder Público, desde 1991, em cerca de 160 países. No Brasil, ele teve início em 2003 e, em Londrina, começou a ser celebrada em 2015.

Parceiros - Segundo a diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria, Nanci Skau Kemmer de Moraes, a participação de diversas entidades auxilia e fortalece o movimento criado com a campanha internacional e ajuda a cidade a falar sobre a necessidade de enfrentamento à violência contra mulher. “Quando envolvemos todos esses parceiros envolvemos a sociedade civil e o poder público na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento da violência doméstica. Isso é importante, porque demonstra que muitas instâncias estão preocupadas com essa questão e querem avanços na garantia dos direitos e na execução de políticas públicas”, explicou.

São parceiros da Prefeitura de Londrina a Associação Nós do Poder Rosa, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, 6ª Vara Criminal de Justiça - Vara Maria da Penha, Promotoria Especializada em Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público, Coletivo Black Divas, COHAPAR, Comissão da Mulher Advogada da OAB, Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB, Comissão Dos Direitos Humanos da OAB, Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina (CML), 10ª Subdivisão Policial de Londrina, EMATER, Grupo de Mulheres Corretoras de Imóveis (GMCI), Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e o Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.

Cronograma de atividades - A Prefeitura de Londrina, em conjunto com as entidades parceiras, vai realizar diversas ações que englobam atos públicos, palestras, capacitações, atividades festivas, fórum de debates, entre outras. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/mulher).

20 de novembro

- Abertura das ações, às 10 horas, na Concha Acústica.

25 de novembro

– Ato Público alusivo ao Dia Internacional pela Não-Violência contra as Mulheres. Atividades artísticas, painéis informativos, distribuição de material e orientação à população. Das 9 horas às 13 horas, no Calçadão de Londrina.

– Atividade festiva na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo do Jardim Alvorada, das 14 horas às 17 horas, com realização do COMPAZ.

30 de novembro

- Atividade de capacitação direcionada aos agentes da Segurança Pública de Londrina, no auditório da 10ª Subdivisão Policial, das 14 horas às 18 horas.

- Atividade direcionada às voluntárias de oficinas da Casa da Mulher, na sede da casa da Mulher, às 14 horas. 
1 de dezembro

- Abertura do "II Fórum da Região de Londrina de Prevenção em IST/Aids e da 1ª Mostra de Experiência em IST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais, no SESC Londrina (Rua Fernando de Noronha, 264), às 8 horas.

4 de dezembro

- Ação Preventiva pela Não-Violência Contra a Mulher: Informação e orientação à comunidade, na Feira Livre dos Cinco Conjuntos, das 9 horas às 12 horas.

5 de dezembro

- Reflexões sobre Relações de Gênero no contexto da Trabalhadora Rural com uma palestra para mulheres trabalhadoras da zona rural, no Assentamento Alto Alegre (Lerroville), no período da tarde.

6 de dezembro

- Lançamento da Campanha do Laço Branco: Mobilização Mundial de Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, no Centro de Eventos Aurora Shopping, às 19 horas.

9 de dezembro

- Atividade de encerramento alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, por meio do Encontro Municipal de Políticas Públicas para Mulheres Encarceradas, às 9 horas. Haverá palestra com  a presidente da Comissão Permanente para Formulação, Implantação e Implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Mulher Presa e Egressa do Sistema Penal do Estado do Paraná, Renata Torres.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.