Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gary Brase, da Universidade de Sunderland, na Inglaterra, analisou o ciúme em um estudo realizado em muitos países e descobriu que a maior diferença entre o ciúme de homens e mulheres ocorre no Brasil e a menor no Japão.

O pesquisador e filósofo Fabiano de Abreu, autor do livro “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, discorda do posicionamento de alguns especialistas e diz que uma outra pesquisa, a de infidelidade, pode ser o ponto de maior relevância para sermos o primeiro colocado nesse quesito: "Quando pensamos em ciúme, pensamos em insegurança, carência, medo de ficar sozinho e de colocar em prova a moral do indivíduo. Mas para mim, o ponto mais importante para o brasileiro ser o povo mais ciumento segundo a pesquisa é devido a sua cultura promíscua".

Para o escritor, são inúmeros fatores para explicar o ciúme, todos cabíveis, dentro de uma normalidade para este sentimento. Mas seria a infidelidade que é mais comum nesse país que em outros países, que influência em uma maior insegurança do brasileiro.

"Existem diversos fatores para tentar explicar o ciúme, li especialista dizer que é cultural no sentido histórico, antigamente não se poderia provar a paternidade, por isso preferiam parceiras que não tivessem sexo com outro homem. Outro dizem sobre a questão do conservadorismo. Enfim, são inúmeras explicações cabíveis, naturais e comuns para esse sentimento. Estive em mais de 10 países, países que me relaciono com pessoas cotidianamente e tirei minhas próprias conclusões sobre esse sentimento que pode ser muito perigoso. Como pesquisador, não posso ter apenas minhas conclusões, por isso, conversei com pessoas desses países e também com brasileiros de diferentes condições sociais e profissões, já que tenho um tema em andamento relacionado a infidelidade no país, que irei apresentar no futuro próximo”, conta Fabiano de Abreu.

Para ele, o medo de ser traído do brasileiro é algo que vem em primeiro lugar: “Claro que há o machismo, o conservadorismo e a cultura e diversos fatores para se ter esse medo. Mas é essa insegurança que ocasiona esse ciúme, afinal, somos o país que mais trai no mundo. Esbarramos com casos e mais casos de traição em nosso cotidiano e muitos temem passar por isso. A probabilidade de um homem ou uma mulher serem 'cantados' na rua no Brasil é muito maior que em outros países, mesmo sabendo que a pessoa é casada ou está em um relacionamento sério. Isso também tem a ver com respeito e educação, que já iríamos para uma conversa mais longa ainda. O tema ciúme e infidelidade é algo que nos tomaria horas e horas de explicações e teorias para um tema tão relevante e perigoso já que mexe com um sentimento que causa consequências".

O pesquisador e filósofo finaliza dizendo que esse é um tema interessante e que teria diversos outros argumentos para sua teoria e se coloca à disposição para esclarecer e provar com dados sobre o que tem dito sobre o tema 'ciúme' e 'infidelidade' estarem ligados diretamente.

Fabiano de Abreu também é jornalista, escritor e seu livro está em bibliotecas e livrarias no Brasil, Portugal e Angola.

Referências:

Pesquisa sobre o brasileiro ser o mais ciumento: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,homem-brasileiro-e-o-mais-ciumento-diz-pesquisa,20030707p30360

Pesquisa sobre o brasileiro ser o mais infiel: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/pesquisa-revela-que-brasileiros-sao-campeoes-de-infidelidade-disfuncao-sexual-2940842

MF Press Global

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.