Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O “Arquivo A” desta semana vai proporcionar ao telespectador viajar pelo universo de uma das bebidas mais comuns na mesa do brasileiro: o leite. Na reportagem da TV Aparecida, que vai ao ar nesta quinta-feira (29/07), às 22h, serão destacados assuntos como o crescimento do setor leiteiro no Brasil, bem como pesquisas sobre o consumo da bebida no País.  

O programa conta que o leite é o alimento das primeiras horas de vida e faz parte da rotina nutricional diária. E além de uma combinação perfeita para o café da manhã, também é ingrediente quase obrigatório em inúmeras receitas. Mas a produção enfatiza que antes de a bebida chegar até a prateleira dos supermercados, ela passa por um longo processo para consumo. 

No que se refere à agropecuária, o “Arquivo A” destaca os registros nacionais que apontam a existência de 5 mil e 500 produtores espalhados pelo País. Em ordenha, o total de vacas chega a 16 milhões e 300 mil cabeças.  

Em outra pauta da matéria, o jornalista Rafael Olímpio foi conhecer o trabalho feito pelos bancos de leite humano. A produção constatou que, de acordo com a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, atualmente só é possível atender 60% da demanda de recém-nascidos internados em UTI’s neonatais. E os outros 40% acabam ficando sem acesso a esse alimento tão importante para o desenvolvimento do bebê. 

O programa traz ainda um estudo recente feito por pesquisadores norte-americanos que dá conta que o consumo da bebida pode ajudar no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. Segundo a pesquisa, populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e têm menos tendência a serem obesas. 

Outra abordagem da reportagem é a intolerância à lactose. Por isso, sempre é preciso recorrer ao médico quando identificar qualquer anormalidade. E a nutricionista Mariana Dias, que também é mestre em nutrição, explicará essas diferenças. 

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.