Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa anunciou  durante evento com prefeitos eleitos, em Foz do Iguaçu, a liberação de R$ 300 milhões a fundo perdido para os municípios paranaenses com menos de 50 mil habitantes. Os recursos são do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) e serão aplicado em projetos definidos pela população em audiências públicas. 

Ao todo, em 2017, o Estado disponibilizará R$ 1,5 bilhão aos municípios, somados recursos a fundo perdido e linhas de financiamentos. “Ampliamos os recursos aos municípios porque fizemos a lição de casa e estamos com as contas em dia. Queremos atender o maior número possível de municípios para que tenham condições de fazer obras que melhorem a vida dos moradores”, afirmou o governador. 

Os recursos serão aplicados em mais diferentes projetos, desde pavimentação de ruas, barracões industriais, aquisição de caminhões-caçamba, ambulâncias e micro-ônibus, construção de capelas mortuárias. Cerca de 367 municípios do Paraná podem se habilitar a receber os recursos do PAM. “Quero reafirmar aqui o caráter municipalista da nossa gestão. Contem com o nosso governo para auxiliar na administração municipal”, disse Richa. 

SITUAÇÃO FINANCEIRA - O governador falou sobre a situação financeira do Estado e ressaltou que o Paraná é um dos poucos estados que estão com as contas em dia. “O Paraná tem hoje a melhor situação fiscal do Brasil. Isso, porque fizemos o dever de casa com o ajuste fiscal”, disse. 

NOVOS PREFEITOS – Com 28 mil habitantes, o prefeito eleito de Itaperuçu, Hélio Guimarães, na Região Metropolitana de Curitiba, disse que o recurso repassado a fundo perdido pelo Estado será fundamental para ajudar a prefeitura nesse momento de dificuldades. “Os pequenos municípios passam por um momento complicado e o apoio do governo estadual é muito importante. Itaperuçu depende muito do Estado”, afirmou. Ele disse que fará uma audiência pública para definir a obra e destacou que a prioridade é asfalto. 

José Nunes, prefeito reeleito de Santa Mariana (Norte), agradeceu o apoio do Estado e disse que seu município já recebeu recursos do PAM em anos anteriores para pavimentação de uma importante avenida. “É muito bom saber que poderei contar com o programa na nova gestão. Vamos usar para asfaltar alguns bairros da cidade”, disse. Ele elogiou a decisão do governador de fazer um ajuste nas contas. “Com isso, o Paraná tem hoje uma situação financeira boa e pode ajudar as prefeituras.”

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.