Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o último sábado (17), as ruas e as estradas rurais de Londrina foram palco do evento ciclístico “Rota das Catedrais”, que reuniu 350 ciclistas de 25 cidades paranaenses. A jornada de 120 quilômetros de pedalada teve como ponto de saída a Catedral de Londrina e como ponto de chegada a Catedral Metropolitana de Maringá.

Os atletas saíram de Londrina às 6h e começaram a chegar em Maringá às 14h30. O último grupo escoltado pelos funcionários do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) chegou às 16 horas, na cidade Canção. Todos tiveram apoio de três carros da Prefeitura, sendo um da Codel, outro da Secretaria de Obras e Pavimentação e um da Secretaria de Ambiente (Sema). Eles auxiliaram aqueles que tiveram dificuldades em concluir o trajeto e concederam água e frutas para os participantes durante o percurso.

Segundo o diretor de Turismo da Codel, Fabian Trelha, o evento foi de grande sucesso para a cidade. “O evento foi bastante positivo e colocou Londrina no calendário do ciclismo. Acreditamos que o turismo esportivo é muito importante para o desenvolvimento econômico do município, pois ele está ligado à saúde e ao meio ambiente, mostra as belezas da nossa cidade e atrai mais pessoas para cá. Foi tão positivo que pretendemos realizar uma nova edição, no próximo ano, mais ampla que essa atual”, explicou.  

O objetivo da “Rota das Catedrais” foi proporcionar à população uma atividade esportiva gratuita, incentivando a prática de exercícios físicos e dando aos participantes paisagens contemplativas junto à natureza. Por isso, o evento não foi uma prova de competição, mas sim um desafio pessoal para aqueles que gostam de andar de bicicleta.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete, esse tipo de evento valoriza Londrina e deve ser realizado com mais frequência. Por isso, a ideia é que a Codel incentive atividades de lazer como essa, que ajudam a envolver várias áreas como a cultura, o esporte, o meio ambiente e a saúde.

Trajeto - Os participantes saíram às 6 horas, de sábado (17), como estava previsto e percorreram um trajeto predeterminado e estimado em 8 horas de passeio. Eles passaram por duas catedrais e cinco igrejas. Todo o percurso englobou cerca de 30 quilômetros em trechos urbanos e outros 90 quilômetros por meio de estradas rurais e trilhas.

Puderam participar ciclistas de 25 cidades do Paraná, com mais de 18 anos e que tinham preparo físico para a atividade esportiva, podendo ser amador ou profissional. Todos estavam equipados com acessórios de segurança.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.