Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dica do Guia do Candidato Empreendedor, elaborado pelo Sebrae, destaca também o papel determinante da sustentabilidade para a competitividade

Durante a pandemia, os donos de pequenos negócios tiveram que, rapidamente, procurar alternativas para enfrentar a crise e manter os negócios. Quem apostou na inovação como forma de agregar valor aos produtos e serviços sentiu menos os prejuízos. Segundo pesquisa do Sebrae realizada em parceria com a FGV, os empresários que desenvolveram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso no nível de faturamento. Enquanto os pequenos negócios inovadores registraram perda de 32%, as empresas que não inovaram tiveram um percentual de perda maior (39%).

Promover a inovação, bem como a evolução tecnológica e a sustentabilidade é uma maneira de acelerar o desenvolvimento local. Com a proximidade das eleições municipais, o Sebrae orienta que os futuros gestores públicos, os novos vereadores e vereadoras estimulem o fortalecimento de ecossistemas de inovação locais, incluindo a sustentabilidade como parte da estratégia de governo, com propostas de políticas públicas que incentivem a eficiência no uso dos recursos naturais, evitando desperdícios.

Para ajudar as gestões municipais a criar um ambiente favorável para que os pequenos negócios possam inovar e agregar novos valores aos produtos e serviços ofertados ao mercado, o Sebrae lançou o Guia do Candidato Empreendedor, com o apoio  Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

O documento indica um conjunto de ações práticas e viáveis para que os municípios se tornem mais inovadores e sustentáveis do ponto de vista de governança. “A pandemia deixou claro para os donos de micro e pequenas empresas que a inovação pode estar muito mais perto do que se pensa e que é acessível a qualquer tipo e porte de negócio. Para incentivar os empresários a inovar, os gestores e parlamentares podem enxergar na inovação a grande possibilidade de acelerar processos de desenvolvimento na localidade, com o apoio, inclusive, de pequenos negócios inovadores, como as startups”, destacou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Na última matéria da Série ‘Sebrae nas Eleições’, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) apresenta uma dica para que os futuros gestores públicos e integrantes do parlamento sejam candidatos empreendedores, valorizem a atuação de pequenos negócios inovadores locais, modernizando o setor público e fomentando o uso de recursos naturais de forma sustentável.

Promova a inovação e a sustentabilidade

A 10ª dica do Guia do Candidato Empreendedor destaca a importância da inovação e da sustentabilidade, que cada dia se tornam mais determinantes no desenvolvimento econômico dos territórios, assim como da competitividade empresarial. Por isso, o Sebrae recomenda ações para fomentar e acelerar o crescimento dos pequenos negócios por meio da facilitação de acesso a serviços tecnológicos e da identificação e conexão entre os diversos atores que atuam no ecossistema de inovação, promovendo a sinergia nas cadeias de valor da região. Assim como apresenta formas de inserir os temas no setor público, com vistas à modernização, digitalização, aumento da eficiência de serviços públicos e adequação à legislação ambiental.

É papel dos futuros gestores e dos integrantes da Câmara Municipal garantir a internet de qualidade nas escolas, prédios púbicos e praças e apoiar espaços de inovação, startups locais e incubadoras de empresas. As Prefeituras também podem buscar modernizar o atendimento, com a implementação de serviços online e desburocratizados para a comunidade.

Do ponto de vista de uma gestão pública comprometida com a natureza, é preciso estimular os empreendedores locais a adotarem fontes de energia sustentável e reciclagem de resíduos, bem como fomentar a implantação do Código Florestal, a preservação de mananciais e do meio ambiente no meio rural e urbano.

Todas essas ações podem ser desenvolvidas com o apoio e orientação do Sebrae, por meio da adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa que apresenta resultados positivos em todo o país, adequando-se às realidades dos diferentes municípios e visão de cada prefeito ou prefeita. São propostas viáveis de ações que já foram testadas e aprovadas, e que podem contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico local, com foco no papel dos pequenos negócios.

Paralelo à iniciativa, desde o ano 2000, o Sebrae reconhece os esforços dos gestores municipais, por meio do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que identifica, valoriza e divulga as boas práticas e a capacidade administrativa de gestores que implementaram iniciativas como o Cidade Empreendedora. É o caso do projeto da Prefeitura de Barreirinhas, que venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2019 e, ainda, o Prêmio Nacional do Turismo.

Case de Sucesso

Mais do que um santuário ecológico, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se tornou um paraíso para pequenos negócios da indústria do ecoturismo. Isso só foi possível porque a Prefeitura de Barreirinhas conseguiu aprovar leis que regulamentaram a Taxa de Turismo e o Voucher Digital – um sistema que utiliza pulseiras eletrônicas entregues aos visitantes pelas agências de turismo credenciadas. Assim, a Prefeitura passou a ter controle sobre o fluxo turístico no parque e, com isso, conseguiu criar um ambiente que favoreceu a formalização dos negócios, fortaleceu o cooperativismo e o associativismo, aumentou a arrecadação, gerou informações para subsidiar políticas de estímulo ao turismo, acolhendo os empreendedores sem prejudicar o Meio Ambiente.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.