Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em cerimônia realizada na última segunda-feira, 18 de abril, representantes de 30 instituições de Ensino Superior do Estado assinaram um convênio com o Sebrae/PR para participação no Programa Educação Empreendedora. Por meio de projetos e planos de trabalho voltados para o estímulo da cultura empreendedora, o objetivo é disseminar o empreendedorismo para alunos de faculdades e universidades sediadas no território paranaense.

Dos projetos selecionados, grande parte vai dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos no edital anterior, encerrado em 2015, com a proposta de criação de um centro de empreendedorismo dentro das universidades. O Sebrae/PR vai oferecer apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das ações, subsidiando 66% do orçamento total previsto, ou seja, R$3,8 milhões. Já as instituições de ensino deverão arcar com outros R$2 milhões para concretizar os planos de trabalho propostos.

Serão atendidas oito instituições de ensino na região Oeste, seis nas regionais Sudoeste e Centro, cinco na regional Leste, três na região Norte e mais duas na região Noroeste, totalizando 30 faculdades e universidades públicas e privadas contempladas no edital. “Nossa expectativa é que os projetos gerem mais de 154 mil atendimentos em ações de sensibilização, instrumentalização e geração de conhecimento para alunos de diversas disciplinas de ensino superior, disseminando o empreendedorismo entre alunos, professores e a comunidade como um todo”, destacou Rosângela Angonese, coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR.

Membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR prestigiaram o evento, que contou com ainda com as presenças do presidente do Conselho e presidente da Fiep, Edson Campagnolo, do diretor-superintendente do Sebrae/PR Vítor Roberto Tioqueta, diretor de Operações, Julio Cezar Agostini, e do diretor de Administração e Finanças, José Gava Neto.

“O Paraná sempre se destaca por estar na linha de frente de projetos como este, assegurando investimentos e fazendo parcerias com instituições de ensino públicas e privadas para criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Hoje estamos levando a cultura empreendedora do Ensino Fundamental ao Superior”, afirmou Tioqueta.

Representando todas as instituições de ensino beneficiadas, o professor e coordenador dos projetos de empreendedorismo da Uniguaçu Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), Romildo Lisboa, falou sobre a importância de se inserir conteúdos deste tipo nos 19 cursos oferecidos pela instituição.

Edson Campagnolo ressaltou que este é um momento especial para o Sebrae/PR, que cumpre a missão de dar suporte ao empreendedorismo, e que as IES contempladas vão abranger todas as regionais do Estado.

“Com a capilaridade das instituições beneficiadas pelo edital, elas terão o poder de alcançar quase todos os 399 municípios, estando mais próximas das pessoas que buscam uma vida melhor por meio do estudo. O Paraná é um celeiro de oportunidades e o Sebrae, com essas ações, faz com que o empreendedorismo aconteça com mais força”, ponderou.

“Ao inserirmos essa disciplina em todos os cursos, colhemos grandes resultados, que serão expandidos com o centro de empreendedorismo a partir de agora. É em momentos de crise que surge o poder empreendedor, por isso precisamos formar profissionais com atitude, que saibam empreender nesse mercado”, analisou Lisboa.

Simpósio de Educação Empreendedora

Após a assinatura do documento, os representantes das universidades também participaram de um simpósio, que trouxe especialistas em educação e empreendedorismo para contar suas experiências e inspirar novas ideias e ações possíveis com foco no Programa. Os professores Fábio Roberto Fowler, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e Álvaro Cesar Camargo do Amarante, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, falaram sobre as iniciativas implantadas em suas instituições.

“Já formamos empresários, líderes de grandes multinacionais e até políticos. À medida que você acredita no seu trabalho, você alcança resultados expressivos e mostra, por meio de indicadores, as conquistas de seus projetos para os diretores da instituição, ainda mais quando se tem a parceria do Sebrae para escalar esses projetos”, argumenta Fábio Fowler.

Entre eles, também esteve presente o professor José Dornellas, o único professor brasileiro a lecionar na Babson College, nos Estados Unidos, considerada a melhor escola de negócios do mundo, com foco no ensino do empreendedorismo. Em sua palestra, o professor, que é um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, lembrou que muitas universidades brasileiras oferecem disciplinas de empreendedorismo, mas poucas vão além disso.

“Centros de empreendedorismo se tornam ações mais abrangentes, pois têm o poder de desenvolver o corpo docente para ser facilitador e levar conhecimento tanto para os alunos como para a comunidade externa, com ações que vão preparar as pessoas para a criação de um negócio ou para sua vida profissional. É mais do que ensinar, é mudar o comportamento, estimular habilidades empreendedoras que vão ajudá-los em suas tomadas de decisão”, enfatiza o palestrante.

Savanna Comunicação

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.