Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde o final de 2014, a desaceleração econômica diminuiu o poder de compra da população, aumentou o desemprego e trouxe prejuízos para os empresários, cada vez mais preocupados em sobreviver diante da recessão. Segundo especialistas, o período de instabilidade deve ser duradouro – já que a crise política brasileira está interferindo no mercado financeiro - e exigirá dos empreendedores aprimoramento nas práticas de gestão para ampliarem a atuação e aumentarem a produtividade e a lucratividade nas empresas.

Neste cenário de incertezas, o comportamento dos empresários também muda. A tendência é esperar “a nuvem negra” passar para voltar a investir no negócio. No entanto, esse efeito psicológico de temor provocado pela crise, pode causar a estagnação, fator que impede a reação dos empresários. Pensando nisso, o Sebrae/PR, em Londrina, promove no mês de abril, o Seminário “Desafie a crise - Dicas e Sugestões para Superar este Momento Turbulento”. O objetivo, segundo o consultor Rubens Negrão, é apresentar estratégias para aumentar o crescimento das micro e pequenas empresas durante o período de recessão econômica. 

“Nesse momento, é importante que os empresários conheçam claramente o cenário e saibam se posicionar no mercado. Percebemos que os empreendedores são bombardeados diariamente com informações negativas, mas não sabem o que fazer para superar as adversidades”, observa Rubens Negrão.

O consultor do Sebrae/PR explica que o Seminário vai abordar temas diversificados e mostrar ferramentas que podem ajudar os empresários de pequeno porte a perceberam oportunidades para se sobressair num cenário adverso, adotando a redução de custos, renegociando prazos com os fornecedores, buscando crédito com taxas acessíveis, ingressando no mercado de compras públicas e aderindo à internacionalização dos negócios, por exemplo.

“Todas essas ferramentas serão apresentadas no Seminário. Tentar reverter o quadro de pessimismo, levando informação para os empresários de micro e pequenas empresas, é um dos papeis do Sebrae/PR na sociedade. Essa é a forma que encontramos de contribuir com os empreendedores nesse momento”, diz Negrão.

O Seminário terá quatro módulos (tendências, gestão, crédito e mercado), que serão ministrados por especialistas. A primeira turma terá 40 vagas e a ideia do Sebrae/PR é realizar eventos bimestrais para atender um grande número de empreendedores e estimulá-los a investirem na gestão do negócio, independente do cenário de turbulências.

Transformando a crise em oportunidade

Em tempos de recessão, o país precisa da ajuda dos empreendedores para aquecer a economia, na opinião de Rubens Negrão. “É nesse momento de instabilidade, que os empreendedores farão a diferença, gerando empregos, renda e tributos”, argumenta.

O consultor do Sebrae/PR frisa que associar a crise às dificuldades é o lado mais previsível. No entanto, para Negrão, os empreendedores precisam entender que os esforços feitos durante um período de recessão podem trazer diferenciais que podem ser incorporados na rotina da organização e melhorar sua competitividade.

Uma das vantagens das pequenas é microempresas é a versatilidade, seja na facilidade de investir em novos produtos ou serviços e ampliar o leque de atuação ou em novos processos para melhorar a performance. “A necessidade de mudança acaba gerando oportunidades para os negócios de pequeno porte. Por isso, os momentos de crise também podem favorecer o crescimento e a adoção de práticas inovadoras, que podem se tornar um diferencial daquele empreendimento. Acreditamos que o cenário adverso pode trazer transformações positivas, para tornar o negócio mais estruturado”, orienta Rubens Negrão.

Programação do Seminário “Desafie a crise - Dicas e Sugestões para Superar este Momento Turbulento”:

07/04 – Como está e para onde vai nossa economia e quais os impactos nos pequenos negócios

08/04 – Como gerenciar seu negócio em tempos de crise

12/04 – A importância da renegociação do acesso ao crédito

15/04 – Oportunidades de negócios para pequenas empresas

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.