Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instituição de educação profissional foi fundada em 7 de julho de 1947, com o objetivo de elevar a qualificação dos trabalhadores do comércio

A tecnologia e a internet condicionam mudanças profundas na sociedade, na forma como as pessoas se relacionam entre si, se divertem, adquirem conhecimento ou trabalham. Está em fase de maturação uma nova estrutura social. Neste contexto, a capacitação e a atualização se tornaram pré-requisitos essenciais.

Com esse propósito, há 72 anos nascia o Senac PR. Na gelada noite de 7 de julho de 1947, empresários e empregados do setor comercial, autoridades civis, militares, eclesiásticas e educacionais se reuniram no salão nobre da Associação Comercial do Paraná, em Curitiba, para fundar a chamada Delegacia Estadual do Senac no Paraná, vinculada ao Senac nacional – criado no ano anterior.

Instalada no moderno Edifício João Prosdócimo, na praça Tiradentes – perto do marco zero da capital paranaense –, a entidade passou a levar a efeito o vasto programa de formação de trabalhadores do comércio.

Seu lema à época, “Do comércio, pelo comércio, e para o progresso”, permanece atual. Já naquele tempo se falava em transformação, em novos rumos para o setor produtivo.

O tempo passou, o quadro negro, o giz, a apostila, a datilografia, o telex, já não são nem lembrados por muitos. Os produtos e os serviços mudam, se inovam, se renovam, não somente em seu aspecto formal, mas também em sua utilidade e finalidade. Profissões tradicionais como o prático de escritório e prático de comércio mudaram de denominação, ganharam novas atribuições e novas exigências de formação. Outras, como o datilógrafo, telegrafista, telefonista e o vendedor de enciclopédias foram extintas.

E há profissões que estão com os anos contados por causa da automatização e dos robôs. Mas há muitas outras ocupações que estarão em alta no futuro, nem tão distante assim. 

No mundo assentado em tecnologia, alterou-se irrevogavelmente o modo como as coisas são empreendidas, e o Senac PR, como instituição de vanguarda, está preparado para auxiliar seus alunos e empresários a se inserirem nessa nova era.

De acordo com o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, nesses 72 anos de atuação, o Senac PR, além de capacitar pessoas, expandiu sua área de atuação, consolidando-se em uma das grandes instituições de ensino do país e na construção do conceito de escola profissionalizante, disponibilizando profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho profissionais.

“Os tempos difíceis pelos quais passa o país exigem que continuemos participando e contribuindo para o desenvolvimento do comércio, tornando-nos protagonistas na geração de riqueza e contribuindo na prosperidade e construção de um Paraná maior. É extremamente necessário o Senac estar atento com a evolução tecnológica que o comércio vive, implementando a biblioteca digital, contratos eletrônicos, laboratório virtual, inovações na área de saúde, beleza e gastronomia, valendo-se de startups com uma gestão fundamentada no princípio da inteligência artificial”, projeta.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, que preside o Conselho Regional do Senac PR, Darci Piana, exalta a iniciativa inovadora dos empresários paranaenses, que em 1947 criaram a Delegacia do Senac no Paraná, agindo com grande senso de visão estratégica. “Em todos esses anos, o Senac sempre esteve à frente de seu tempo, acompanhando as transformações do setor comercial. Ainda não temos a dimensão exata do que nos aguarda nas próximas décadas. Os limites da tecnologia são ultrapassados todos os dias. Temos certeza, porém, de que o Senac saberá cumprir seu papel, como vem fazendo todos os dias, mês a mês, ano após ano”, afirma.

Os triunfos desses 72 anos de história inspiram os desafios dos próximos anos.

Karla Santin/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.