Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Senador Oriovisto Guimarães (PODE- PR) apresentou, ontem (15), o Projeto de Lei (PL) 271/2022, que altera a Lei 9.956/ 2000, para permitir o funcionamento de bombas de autosserviço nos postos de abastecimento de combustíveis.

A ideia da matéria é permitir que os postos possam ter bombas self-service aos finais de semanas, feriados e, principalmente, no período da madrugada e nas zonas de alto risco.

“Esta mudança é importante tanto para os proprietários de postos como para a segurança dos frentistas, que normalmente ficam expostos. Com esse PL, também preservaremos os empregos já existentes e garantiremos maior qualidade de vida aos profissionais da área, que poderão desfrutar de momentos de lazer com seus familiares aos finais de semana e feriados”, explicou o senador.

O projeto atende à reivindicação do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Paranapetro), recebida pelo senador Oriovisto durante reunião realizada no mês de janeiro. O presidente do sindicato, Rui Cichella, destaca que o PL ainda irá beneficiar os consumidores, que poderão finalmente optar pelo autosserviço, o que já é uma realidade em muitos países.

“A tecnologia das bombas evoluiu muito – são automatizadas e com dispositivos de segurança eficientes – e a maior parte dos países desenvolvidos adota o self-service como uma alternativa para os postos, sem registros de incidentes. Não faz o menor sentido manter uma importante evolução tecnológica proibida por lei, condenando todo um setor ao atraso, enquanto muitos outros segmentos avançam o autosserviço, desde bancos a supermercados”, esclarece Cichella.

De acordo com o presidente, muitos postos pararam de trabalhar no período noturno e aos domingos justamente pela dificuldade em contratar mão de obra. “Ressaltamos a importância do trabalho do senador Oriovisto com este PL, demonstrando o bom senso e a sensibilidade de abordar a questão, com atenção às questões técnicas e humanas, mas sem perder o foco na evolução da sociedade como um todo”.

O projeto segue para a análise do presidente do Senado, que irá determinar as comissões para as quais o PL deverá ser submetido.

Asimp/Senador Oriovisto Guimarães

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.