Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sindicatos de servidores públicos estaduais de Londrina estão organizando suas caravanas para participar do protesto nesta sexta-feira, 29, em Curitiba, pela luta da data base que prevê a reposição salarial de 35,5% e rememorar o massacre sofrido neste mesmo dia em 2015.

A concentração para o ato começa às 9h, na Praça 19 de Dezembro , de onde servidoras e servidores seguem numa caminhada que termina na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa, no mesmo local onde os representantes do funcionalismo foram bombardeados a mando, do então governador, Beto Richa há sete anos atrás.

A data ficou marcada por conta de uma operação da Polícia Militar que usou bombas, gás lacrimogêneo, balas de borracha, spray de pimenta e confrontos violentos deixando um saldo de mais de 200 pessoas feridas, Os servidores estavam protestando por causa da aprovação de leis que mudaram o regime da Paraná Previdência, trazendo  graves prejuízos para suas aposentadorias.

A APP Sindicato de Londrina, a Assuel e o Sindiprol Aduel, estarão levando vários ônibus com servidores para a capital. Segundo o presidente da APP, Márcio André Ribeiro, a categoria estará em peso no protesto. “ Trata-se de uma data que temos de relembrar todos os anos para  não cair no esquecimento.  Estávamos lutando pelos nossos direitos de forma pacífica e jogaram bombas em cima da gente, isso não pode ocorrer nunca mais”, declarou o presidente da APP.

O presidente do Sindiprol Aduel, Ronaldo Gaspar, afirma que o 29 de abril é uma data histórica no Paraná e no Brasil pela luta dos direitos dos servidores.”  É um marco da brutalidade de um governo que promoveu o recrudescimento de um ambiente social contra nossas reivindicações, por isso temos de retomar a luta para não perder mais direitos”, disse  Gaspar.

Já o presidente da Assuel, Marcelo Seabra, destacou que, além de lembrar do fatídico dia, o protesto é fundamental para a retomada da luta pela data base da categoria. “ Estaremos lançando nossa campanha salarial e cobrando o governo para que pague o que nos deve, pois já estamos há seis anos sem reposição, enquanto isso, a inflação e o custo de vida não parou de crescer”, disse Seabra.

O ato, em Curitiba, está sendo organizado pelo Fórum de Entidades Sindicais ( FES), que congrega dezenas de sindicatos de servidores públicos de vários segmentos de todo o estado.

Elsa Caldeira/Asimp/Assuel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.