Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O setor de serviços está deixando a crise para trás. No acumulado de janeiro a agosto, as empresas do segmento aumentaram em 4,2% suas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, da Pesquisa Mensal de Serviços (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Paraná, acompanhado do Mato Grosso (5,6%) foram os únicos Estados a terem resultados positivos no período. Em todo Brasil, o setor acumula queda de 3,8%.

A demanda por serviços no Paraná vem reagindo mais rápido que a brasileira, basicamente devido a dois fatores: a redução da taxa de desemprego e o aumento da geração de vagas com carteira assinada. “A melhora no mercado de trabalho impulsiona a renda e o consumo e ajuda a movimentar as vendas dos serviços, que dependem exclusivamente do mercado interno”, explica Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).

A taxa de desocupação no Paraná caiu de 10,3% para 8,9% entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, de acordo com o IBGE. Nos primeiros oito meses do ano, o saldo entre admitidos e demitidos com carteira assinada no Estado somou 25,3 mil vagas.

Em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a pesquisa do IBGE mostra que as vendas do setor de serviços cresceram 5,5%. No acumulado de 12 meses terminados em agosto, o Paraná registrou alta de 0,2% no setor. Foi o único Estado a ter resultado positivo nessa comparação.

IMPORTÂNCIA - O setor de serviços representa cerca de 45% da economia estadual e sua retomada, na avaliação de Suzuki Júnior, é fundamental para o Paraná fechar o ano com crescimento. “Apesar do avanço do comércio exterior, com o bom resultado das exportações de commodities e do setor automotivo, é fundamental que o setor de serviços também volte a crescer. Essa retomada é essencial para que o Paraná feche o ano com aumento do seu Produto Interno Bruto”, diz.

No acumulado do ano, os serviços prestados às famílias tiveram a maior alta, com 14,7%, seguido pelos serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios, com aumento de 13,6% nas vendas. “Esse último segmento foi influenciado pela movimentação da safra agrícola nos primeiros meses do ano e agora, com o fim da safra, está sendo impactado pelo aumento da movimentação de mercadorias em geral. O transporte de passageiros também está crescendo”, diz.

Serviços profissionais, administrativos e complementares – como contadores, advogados e arquitetos, dentre outros - tiveram avanço de 4,1%. As atividades prestadoras de informação e comunicação, por sua vez, tiveram queda de 5,3%. “Nesse caso essa queda é provocada pela substituição de tecnologia, como por exemplo os serviços de TV a cabo pelos de streaming ou do telefone pelos aplicativos de mensagem”, diz Suzuki Júnior. Embora seja uma mudança estrutural com o desenvolvimento de novas tecnologias, ela se acentuou com a crise econômica, quando as famílias optaram por cortar custos.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.