Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Francisco enviou uma mensagem aos participantes de um congresso sobre educação religiosa nos EUA

Sonhar e construir juntos um amanhã pós-pandemia. Foi o pedido do Papa Francisco em mensagem de vídeo aos participantes do 65º Congresso de Educação Religiosa. O evento é promovido pela pela Arquidiocese de Los Angeles, EUA. As atividades foram iniciadas, de forma virtual, ontem, 18, e serão concluídas no domingo, 21.

Em sua reflexão, transmitida no início do congresso, o Pontífice falou sobre a “construção do amanhã” no pós-pandemia. O Santo Padre afirmou que homens e mulheres devem “agir com o estilo do samaritano”.

 “Deixar-me impressionar pelo que vejo”, sabendo “que o sofrimento me mudará”. O sofrimento do outro exige compromisso, defendeu Francisco. Confira a íntegra da mensagem de vídeo do Papa:

50ª Jornada Diocesana da Juventude

Junto com o Congresso, também é celebrado o 50º Dia da Juventude da diocese californiana. O local é guiado pelo arcebispo José Horacio Gómez. Desde novembro de 2019, o bispo é também presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos.

O Papa parabenizou o “longo e fecundo caminho” das duas iniciativas, este ano apenas on-line. O Santo Padre definiu muito pertinente, neste momento de crise, o tema escolhido para o Congresso: “Proclama a promessa!”.

A promessa que está em cada um

“Precisamos anunciar e lembrar que temos a promessa de Deus e que Deus sempre cumpre suas promessas”. É o que afirmou Francisco, citando a sua encíclica “Fratelli tutti”. “Cada mulher, cada homem e cada geração trazem dentro de si uma promessa que pode desencadear novas energias relacionais, intelectuais, culturais e espirituais”.

Com a proximidade alimentamos a fraternidade

Para construir um amanhã pós-pandemia, “é necessário o compromisso, a força e a dedicação de todos”. Foi o que ressaltou o Pontífice.

 “Os testemunhos de amor generoso e gratuito, que testemunhamos ao longo destes meses, deixaram uma marca indelével nas consciências e também no tecido social, ensinando que a proximidade, o cuidado, o acompanhamento e sacrifício são necessários para alimentar a fraternidade”.

Ao referir-se ao pós-pandemia, o Papa sublinhou que a humanidade nunca sai igual das crises. “Saímos melhores ou piores, mas nunca iguais. Nas crises, cada pessoa revela o seu coração. A sua solidez, a sua misericórdia, a sua grandeza e a sua pequenez. As crises nos colocam diante da necessidade de escolher, de optar e nos comprometer com um caminho”.

A importância de sonhar juntos, como irmãos

Neste tempo, Francisco defendeu que é possível reavivar a fraternidade. Isto se houver um reconhecimento da dignidade de cada pessoa humana. É preciso uma comunidade que apoie, que ajude uns aos outros a olhar para o futuro pós-pandemia.

 “Como é importante sonhar juntos!”, propõe Francisco, retomando o parágrafo 8 da “Fratelli tutti”.

Jovens: sejam poetas de uma beleza fraterna

Saudando de modo particular os jovens, o Pontífice os convidou à esperança. “Uma realidade arraigada no profundo do ser humano”. “Sejam os poetas de uma nova beleza humana, uma nova beleza fraterna e amigável”, pediu.

 “Os sonhos se constroem juntos. Sonhamos como uma única humanidade, como viajantes feitos da mesma carne humana. Como filhos desta mesma terra que acolhe a todos nós. Cada um com a riqueza de sua fé ou de suas convicções. Cada um com a sua voz, todos irmãos!”

Canção Nova/com Vatican News

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.