Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O setor da construção civil apresenta oportunidades crescentes de emprego em Londrina, porém, muita gente tem deixado de ser contratada por não possuir os documentos necessários para ingressar nas empresas. 

A construtora Plaenge, por exemplo, está com 25 vagas abertas apenas em Londrina e, até o fim do ano, deve contratar pelo menos 140 pessoas no setor de produção. Luciana Possani, Supervisora de Seleção e Treinamento,  alerta, entretanto, que trabalhadores qualificados estão deixando de ser admitidos por problemas com a documentação. 

“São pessoas com bom potencial que perdem oportunidades por não possuírem todos os documentos necessários. Hoje é possível providenciar boa parte da documentação online, o que agiliza e facilita o processo. O importante é buscar orientação e estar com tudo à mão quando surgirem as vagas ”, orienta. 

Em Londrina, nos três primeiros meses do ano, foram criadas 1.738 vagas. A alta foi puxada principalmente pela construção civil, que contratou 158 pessoas e segue com oferta de vagas.

A vigia diurna Cleusa Vieira da Silva procurava uma oportunidade de emprego há dez meses e, quando foi chamada para ocupar uma vaga na Plaenge, se apressou em organizar os documentos e apresentá-los no dia da entrevista. “Rapidamente providenciei os documentos solicitados e abri até mesmo a conta bancária. Deu tudo certo e estou muito orgulhosa de fazer parte desse time”, relata.

O carpinteiro Danilo Aparecido Santiago de Lima estava trabalhando como autônomo há cinco meses quando um vizinho sugeriu que ele se candidatasse a uma vaga na Plaenge. Para aproveitar a oportunidade, ele contou com a orientação da equipe de RH da empresa. “Já estava com muitos documentos em mãos, fui bem orientado pelo pessoal da Plaenge e consegui atender o prazo. Deu tudo certo”, conta.

Documentos necessários para contratação

Na Plaenge em Londrina há oportunidades para auxiliares de logística, pedreiros, serventes, carpinteiros, operadores de equipamentos e vigias (com prioridade para PCD). A  Analista de Recrutamento e Seleção Jr. da Plaenge, Sara Pereira, informa quais os documentos necessários para contratação e como providenciá-los.

- Carteira de trabalho

- RG (Cédula de identidade)

- CPF

- Título de eleitor

- Reservista

- Comprovante de escolaridade

- Certidão de nascimento ou casamento ou escritura pública de união estável ou divórcio

Saiba onde e como providenciar documentos necessários para contratação

Carteira de Trabalho

É possível obter a versão digital totalmente online. 

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual: Apple Store da Apple e no Play Store do Android. Ou acessar via Web, por meio do link: https://servicos.mte.gov.br/

RG (Cédula de identidade)

Posto 520 – Rua Lino Sachetin, 352 - 5º Distrito Policial, Conjunto Luiz de Sá.

Horário: das 09:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 17:00hs - Telefone: (43) 3336-7031 - necessário AGENDAR atendimento.

ou

Posto 500 – Rua Guaporé, 180 - Centro

Para retirada de documentos – das 8:00 às 14:00

Para agendados online – das 8:00 às 17:00

Telefone: (43) 3344-3861 - necessário AGENDAR atendimento.

CPF

Basta acessar o link abaixo, preencher os dados pessoais e realizar a impressão do Comprovante de Inscrição no CPF:

Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF. (fazenda.gov.br)

Título de Eleitor

Comparecer ao Cartório Eleitoral ao qual pertença sua residência, levando um documento de identificação original. São aceitos: carteira de Identidade, certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento, carteira de trabalho, comprovante de residência - original, atualizado e em nome do eleitor. Na hipótese de o eleitor residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar, juntamente com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco. Poderão ser aceitos: contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros. Para pessoas do sexo masculino, com idade entre e 18 e 45 anos, é obrigatório apresentar comprovante de quitação do serviço militar – Certificado de Alistamento Militar-CAM, Certificado de Reservista, entre outros. A exigência do comprovante ocorre a partir de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que o alistando completar 45 anos.

Reservista

Em caso de perder o prazo para se alistar:

O candidato deve ir até a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua casa e terá que pagar a multa de R$ 3,71 em alguma agência do Banco do Brasil ou nos Correios.

Deverá levar os seguintes documentos: Certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade (RG, Carteira de Trabalho, passaporte, carteira de identificação funcional); 2 fotos 3×4 e comprovante de residência.

Carol Avansini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.