Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante evento nacional, em Brasília, setor anunciará avanços em inovação e apresentará o desempenho do ônibus coletivo urbano no período 2018-2019, com números do setor

Fora da agenda de investimentos do Governo Federal, o transporte público coletivo urbano segue lentamente. Abalado pela crise econômica que também afetou o setor, o ônibus urbano enfrenta vários desafios - entre eles, o de recuperar passageiros que migraram para outros modos de deslocamento, incluindo aqueles realizados por meio de aplicativos e até mesmo o transporte pirata. Mergulhado nesse cenário, as empresas operadoras começam a reagir e a buscar formas de recuperar não só a demanda perdida, que nos últimos quatro anos atingiu o percentual de queda de 25,9%, mas também a condição de atender à reivindicação de passageiros por um transporte de qualidade. Dados de desempenho do setor serão apresentados amanhã (20/8), 12h30, durante coletiva de imprensa em Brasília.
Soluções para reverter esse quadro farão parte das discussões realizadas em Brasília, nos dias 20 e 21 de agosto, durante o Seminário Nacional NTU 2019 - Inovação e reinvenção: o futuro do transporte público na perspectiva da sociedade. O objetivo é aprofundar o debate sobre propostas definidas em consenso pelo setor, com foco na solução dos grandes gargalos do serviço de ônibus urbano no Brasil.
Além de aprofundar o debate sobre as propostas para a superação dos desafios estruturais do setor de ônibus urbano, a 33ª edição do Seminário Nacional NTU também vai dar destaque à adoção de soluções inovadoras, de base tecnológica ou não, voltadas para elevar a operação das redes de transporte a um novo patamar de excelência e eficiência.
Entre os destaques da programação, no primeiro dia do evento (20/8), está o painel dedicado às discussões sobre "Como alcançar um transporte público de qualidade, com transparência e preços acessíveis aos passageiros", com debate sobre o cenário atual e formas de avançar na implementação das propostas setoriais reunidas no documento Construindo hoje o amanhã - propostas para o transporte público no Brasil. A publicação foi elaborada sob a coordenação da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) com colaboração da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O documento traz um conjunto de cinco ações, diretivas e metas que podem se tornar referência para ações de governos na área de mobilidade.
Ainda no dia 20, outro painel sobre a "Modernização do marco regulatório do transporte público" vai discutir como inovar e oferecer um serviço de transporte coletivo mais flexível e de maior qualidade em ambiente altamente regulado, com rígidos contratos de concessão. O tema será apresentado pelo renomado jurista brasileiro Marçal Justen Filho.
Outro destaque, ainda no primeiro dia do evento, será a palestra sobre "Inovação na mobilidade urbana e o futuro do transporte público", proferida pelo Professor Matheus Sousa Oliveira, do Programa de Engenharia de Transportes /Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Ele apresentará estudo inédito sobre Mobilidade como Serviço (MaaS, na sigla em inglês), modelo que integra todos os modais nos deslocamentos e que surge como tendência nos países desenvolvidos.    
A história do transporte público coletivo no Brasil e no mundo também está na programação do primeiro dia do evento, com o lançamento do catálogo do Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi (CDMEDG), que reúne imagens de mais de 800 peças, entre miniaturas de veículos e materiais bibliográficos, museológicos e arquivísticos do acervo da NTU.
A programação do dia seguinte (21/8) será dedicada ao COLETIVO, o programa de inovação em mobilidade urbana criado por iniciativa da NTU. O ponto alto será a escolha da proposta vencedora da etapa final do 1º Desafio do COLETIVO – competição de projetos de inovação em mobilidade urbana coletiva. Seis projetos concorrem ao troféu do Desafio. Um júri composto por autoridades e especialistas em transporte público e inovação irá avaliar os projetos e contribuir com o debate sobre o futuro do transporte público no Brasil. Participantes do Seminário também poderão votar.

Socorro Ramalho/Asimp
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.