Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresas e ecossistemas de inovação têm até o dia 16 de novembro para se inscreverem na sétima edição do Prêmio

Estão abertas até o dia 16 de novembro as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) irão premiar as melhores práticas de inovação de empresas de todos os portes e de ecossistemas de inovação. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do Prêmio. O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Prêmio Nacional de Inovação destina-se às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional. As empresas irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. O Prêmio conta ainda com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação. Além desses grupos, as empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade.

Para a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, o Prêmio é considerado uma vitrine para as empresas mostrarem o que tem desenvolvido para o Brasil e para o mundo. “Reconhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas no âmbito de pesquisas, tecnologia e inovação é fundamental. Queremos tornar público as boas práticas que têm sido desenvolvidas pelas empresas e durante a pandemia muitas empresas precisarem se reinventar através da inovação”, destaca.

Os vencedores serão anunciados no dia 08 de março de 2022. A premiação inclui participação em duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, além de vagas no curso de MASTER IN BUSINESS INNOVATION (MBI) do SENAI. Devido à pandemia da Covid-19, o processo de avaliação será todo online e a etapa de validação, que antes era realizada por meio de visitas in loco nas instalações dos semifinalistas, será feita de forma virtual.

 “O Prêmio Nacional de Inovação é o grande ‘Oscar’ para as empresas brasileirias. É o momento de celebrar e reconhecer os empreendedores e ecossistemas que se diferenciaram durante esses 2 últimos anos, tão desafiadores para a economia e para os pequenos negócios”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio Nacional de Inovação é voltado para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas, portanto, não é necessário inscrever um projeto específico de inovação para cada categoria.

Confira o regulamento

Nesta edição, uma das novidades é a categoria destinada aos Ecossistemas de Inovação, que vai premiar redes de cooperação locais, que integram organizações da hélice tripla e que têm a inovação como elo. Também há novidades relacionadas à atualização do Manual de Oslo que impactam o regulamento. No ato da inscrição, todas as empresas devem preencher um questionário obrigatório sendo possível concorrer simultaneamente às categorias de inovação em produto, processo e sustentabilidade. Caso haja interesse na candidatura à de Gestão da Inovação, é preciso preencher um questionário adicional.

A empresa se inscreve uma única vez e a metodologia identifica sua aderência nas categorias. A inscrição dos ecossistemas de inovação deve ser feita uma para cada município do país, e a metodologia de avaliação irá enquadrar em uma das modalidades.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.