Um sábado diferente: crianças reformam instituições sociais no Paraná
Alunos do Ensino Fundamental pintam e tornam mais alegres dois Centros de Educação Infantil
A manhã do sábado, 30 de novembro, foi diferente para os alunos do 2o ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Londrina e suas famílias. Eles reformaram os espaços de duas diferentes instituições de ensino infantil.
Enquanto uma turma reformou a biblioteca e o Solarium do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Joana Benaducci Martin, outra atuou no Centro de Educação Infantil (CEI) Lar Anália Franco. Lá, a instituição ganhou uma nova pintura externa e decoração infantil realizada pelos alunos. Os projetos foram idealizados pelas crianças, que por meio dos Projetos de Intervenção Social (PIS) incentivados pela escola, procuram trazer soluções e contribuições para o mundo a sua volta.
A iniciativa surgiu dos estudantes, que desenvolveram, em sala de aula, o Projeto de Intervenção Social (PIS) - Brincar e Viver. Elas pesquisaram sobre os espaços de convivência das crianças, analisando desde parques até escolas, refletindo sobre as condições gerais que muitas vivem e vivenciam. “A falta de brinquedos e espaços para brincar chamou a atenção das crianças, que decidiram contribuir e fazer a sua parte para ajudar”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Londrina, Gislaine Gracia Magnabosco.
Depois de pesquisar sobre algumas instituições em Londrina e Cambé, os estudantes escolheram o CMEI Joana Benaducci Martin, localizado no Jardim Ana Eliza III. Além da reforma para tornar o espaço do Solarium mais colorido, lúdico e alegre, as crianças também organizaram campanhas de arrecadação de materiais e conseguiram brinquedos e obras literárias para contribuir para o projeto.
Para a realização da intervenção, a turma contará com a participação de professores de Arte e da empresa Hidronorth, que doou as tintas para o Solarium, bem como de funcionários e alunos do colégio (1º ao 5º ano que realizaram as doações de brinquedos e livros). As professoras responsáveis pelo projeto são Miceli Carocia e Queren Chiliga.
Luiza Lafuente/Asimp
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